Logotipo do repositório
 

Publicação:
Poesia infantil: concepções e modos de ensino

dc.contributor.authorSouza, Renata Junqueira de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-09-03T17:52:32Z
dc.date.available2014-09-03T17:52:32Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractA autora discute a presença quase insignificante da poesia no ensino fundamental, mostrando também que são inúmeros os equívocos didáticos quando se recorre ao gênero nas salas de aula. Ela ainda analisa as razões do predomínio de livros didáticos e paradidáticos com sustentação filosófica e teórica ultrapassada e que apresentam textos literários infantis geralmente de natureza narrativa. Para a pesquisadora, trata-se de uma espécie de desperdício, pois a poesia infantil teria mais possibilidades de contribuir na difícil tarefa de despertar nos estudantes o gosto pela leitura. Ela cita Bamberger, para quem a poesia é o único gênero capaz de despertar leitores em qualquer faixa etária ou fase de leitura. A pesquisa foi realizada com professores de três escolas de nível básico e teve dimensões pedagógicas, já que a autora levantou a formação geral desses professores e os reflexos dessa formação na prática pedagógica, especificamente no que tange a conteúdos e formas de ensino de literatura infantil. A autora também apresenta uma metodologia de leitura, mais produtiva e critica do que a normalmente empregada nas escolas, a qual parte da constatação de que os estímulos do mundo poético integram a vida da criança desde muito cedo, mas ainda têm de ser inseridos na escola.pt
dc.identifier.aleph000773145
dc.identifier.citationSOUZA, Renata Junqueira de. Poesia infantil: concepções e modos de ensino. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579833496.
dc.identifier.fileISBN9788579833496.pdf
dc.identifier.isbn9788579833496
dc.identifier.lattes9778200016779533
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/109230
dc.language.isopor
dc.publisherCultura Acadêmica
dc.relation.ispartofColeção PROPG Digital (UNESP)
dc.relation.ispartofhttp://hdl.handle.net/11449/144821
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectPoesia infanto-juvenilpt
dc.subjectLiteratura infanto-juvenilpt
dc.subjectLiteratura brasileirapt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectPoesiapt
dc.subjectLeiturapt
dc.titlePoesia infantil: concepções e modos de ensinopt
dc.typeLivro
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes9778200016779533
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISBN9788579833496.pdf
Tamanho:
421.97 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format