Logotipo do repositório
 

Publicação:
Simultaneous assessement of social skills and behavior problems: Education and gender

dc.contributor.authorBolsoni-silva, Alessandra Turini
dc.contributor.authorLoureiro, Sonia Regina
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)
dc.date.accessioned2018-11-12T17:28:24Z
dc.date.available2018-11-12T17:28:24Z
dc.date.issued2016-09-01
dc.description.abstractAbstract The aim was to compare the social skills of preschool and school-age children, considering groups differentiated by behavior problem indicators, according to the assessment performed by parents and teachers. Children of both genders participated in this study. Parents/primary caregivers assessed 194 children and 294 children were assessed by their teachers. The results indicated that, for the parents and teachers, the children without problems were more socially skilled. The gender of the children distinguished the repertoire of social skills, according to their parents, mainly the school-age children. For the teachers, considering both school periods, girls were more socially skilled and, for both parents and teachers, boys presented more behavior problems. These data have implications for assessment and intervention procedures.en
dc.description.abstractResumo Objetivou-se comparar as habilidades sociais de crianças pré-escolares e escolares considerando grupos diferenciados por problemas de comportamento e gênero, tendo por referência as avaliações de pais e professores. Participaram crianças de ambos os sexos, 194 avaliadas por pais/cuidadores primários e 294 por professores, dos períodos pré-escolar e escolar. Os resultados indicaram que para pais e professores as crianças sem problemas são mais habilidosas, tanto na pré-escola como na idade escolar. O gênero das crianças diferenciou o repertório de habilidades sociais, segundo os pais, para escolares. Para os professores, em ambos os períodos escolares as meninas foram mais habilidosas e, para pais e professores, os meninos apresentaram mais problemas de comportamento. Esses dados têm implicações para procedimentos de avaliação e intervenção.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Departamento de Psicologia
dc.description.affiliationUniversidade de São Paulo Faculdade de Medicina Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Departamento de Psicologia
dc.format.extent453-464
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1982-02752016000300009
dc.identifier.citationEstudos de Psicologia (Campinas). Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, v. 33, n. 3, p. 453-464, 2016.
dc.identifier.doi10.1590/1982-02752016000300009
dc.identifier.fileS0103-166X2016000300453.pdf
dc.identifier.issn0103-166X
dc.identifier.scieloS0103-166X2016000300453
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/158115
dc.language.isoeng
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.relation.ispartofEstudos de Psicologia (Campinas)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectBehavior problemsen
dc.subjectChildren preschoolen
dc.subjectSocial skillsen
dc.subjectStudentsen
dc.subjectProblemas de comportamentopt
dc.subjectPré-escolarpt
dc.subjectHabilidades sociaispt
dc.subjectEstudantespt
dc.titleSimultaneous assessement of social skills and behavior problems: Education and genderen
dc.title.alternativeAvaliação simultânea de habilidades sociais e problemas de comportamento: escolaridade e gêneropt
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.departmentPsicologia - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0103-166X2016000300453.pdf
Tamanho:
226.27 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format