Publicação:
Guerra conjugal: o cinema antropofágico de Joaquim Pedro de Andrade

dc.contributor.advisorBaldan, Maria de Lourdes Ortiz Gandini [UNESP]
dc.contributor.authorFerreira, Douglas de Magalhães [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-09-17T15:26:29Z
dc.date.available2015-09-17T15:26:29Z
dc.date.issued2015-05-28
dc.description.abstractThe research field in which this work can be inserted in is that of the intricate relations between literature and cinema, and its subject matter is Guerra conjugal (1975), a film adaptation by one of the exponents of Cinema Novo in Brazil, Joaquim Pedro de Andrade, for some short-stories by Dalton Trevisan, one of the most important writers in Portuguese. Taking the adaptive effort as a critical translation and not at all accustomed, therefore, to the requirement of fidelity to the original work, the objective of this research is to demonstrate, by the analysis of the filmic narrative sequence dedicated to the decadent vampire figure of Nelsinho, the anthropophagic orientation that (1), in a positive sense, guides the creative method of the filmmaker Joaquim Pedro, whose work holds closely and fruitful dialogue with the Brazilian literature, but without undergoing the books; and (2), now in a negative way, permeates the loving battles of Guerra conjugal, which characters' intentions are to dominate, to impose, finally, to eat each other through the sexual experience, in a choice that lines up the film to at least two major inclinations of the cinema from that decade: sex as a political banner and the picture of decay through the chronic of private life. To achieve this goal, efforts will be made to identify the short-stories by Dalton Trevisan used for the composition of Nelsinho's path along the film as well as the main literary expedients of the writer from Curitiba, while considering the context of growth of the short-story in Brazil between the decades 1960-1970. Then it will be tried to analyze in details the narrative of the film adaptation, in a way to highlight how Joaquim Pedro translated the short-stories to the screen, rewriting Trevisan's literature in a filmic genre of a broad popular appeal, the pornochanchada, to which recurring features the filmmaker adheres in principle just to subvert them afteren
dc.description.abstractO campo de pesquisa no qual este trabalho se insere é o das intricadas relações entre literatura e cinema, e seu objeto de estudo é Guerra conjugal (1975), adaptação cinematográfica de Joaquim Pedro de Andrade, um dos expoentes do Cinema Novo, para alguns contos de Dalton Trevisan, um dos mais importantes escritores em língua portuguesa. Tomando-se o esforço adaptativo por tradução crítica e, portanto, nada afeito à exigência de fidelidade à obra original, o objetivo deste trabalho consiste em demonstrar, mediante análise do seguimento narrativo fílmico dedicado à decadente figura vampírica de Nelsinho, a orientação antropofágica que (1), em sentido positivo, norteia o método criativo do cineasta, cuja obra mantém estreito e fértil diálogo com a literatura nacional, mas sem a ela se submeter; e (2), agora em chave negativa, permeia as batalhas amorosas registradas em Guerra conjugal, em sua declarada intenção de dominar, impor-se, enfim, devorar o outro através do sexo, em tratamento que alinha o filme a ao menos duas grandes tendências do cinema de então: o sexo como bandeira política e o retrato da decadência via crônica da vida privada. Para a consecução de tal objetivo, procurar-se-á identificar os contos-base de Dalton Trevisan utilizados para a composição da trajetória de Nelsinho no longa-metragem, bem como os principais expedientes da literatura do escritor curitibano, sem deixar de considerar o contexto de explosão do gênero conto no Brasil entre as décadas de 1960-1970. Em seguida, analisarse- á pormenorizadamente a narrativa do filme-resultado, procurando-se evidenciar o modo como Joaquim Pedro traduziu os contos, ao reelaborar a literatura de Trevisan no interior de um gênero cinematográfico de amplo apelo popular, a pornochanchada, a cujos traços mais recorrentes o cineasta adere, em princípio, apenas para subvertê-los na sequênciapt
dc.format.extent154 f. : fots.
dc.identifier.aleph000846709
dc.identifier.capes33004030016P0
dc.identifier.citationFERREIRA, Douglas de Magalhães. Guerra conjugal: o cinema antropofágico de Joaquim Pedro de Andrade. 2015. 154 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2015.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/02-09-2015/000846709.pdf
dc.identifier.lattes9077609822284701
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/127915
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectAndrade, Joaquim Pedro de 1932-1988pt
dc.subjectTrevisan, Dalton 1925pt
dc.subjectAntropofagiapt
dc.subjectCinemapt
dc.subjectRepresentação cinematográficapt
dc.subjectMotion picture actingen
dc.titleGuerra conjugal: o cinema antropofágico de Joaquim Pedro de Andradept
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes9077609822284701
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.graduateProgramEstudos Literários - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaLetraspt
unesp.researchAreaRelações intersemióticaspt

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