Segmentação e detecção de buracos em vias para sistemas embarcados críticos em prol de veículos robóticos
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Bruno, Diego Renan 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
São José do Rio Preto - IBILCE - Ciência da Computação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Este trabalho apresenta o desenvolvimento e a avaliação de modelos de detecção e segmentação de buracos em vias voltados para aplicação em sistemas embarcados críticos e de baixo custo. Foram implementadas e comparadas arquiteturas de aprendizado profundo modernas, com foco na otimização do desempenho por meio de técnicas de quantização e poda de redes neurais. Para a tarefa de detecção, os modelos YOLOv11, RT-DETR e D-FINE foram analisados, sendo o D-FINE o que apresentou melhor desempenho geral devido ao seu módulo de refinamento, enquanto o YOLOv11 destacou-se pela maior velocidade de inferência. Para a segmentação, foram avaliadas arquiteturas genéricas e voltadas a tempo real, demonstrando que o modelo PP-LiteSeg obteve melhor equilíbrio entre acurácia e eficiência, especialmente após a quantização. Além disso, foi desenvolvido um conjunto de dados com perspectiva veicular e anotações automáticas para segmentação, possibilitando experimentos mais próximos das condições reais de direção. Os resultados evidenciam que é possível obter modelos precisos e eficientes para uso embarcado, contribuindo para o avanço de sistemas de assistência à direção e monitoramento autônomo de infraestrutura viária.
Descrição
Palavras-chave
Inteligência Artificial, Visão por computador, Veículos autônomos, Artificial intelligence, Computer vision, Automated vehicles
Idioma
Português
Citação
MARTINS, William D'Abruzzo. Segmentação e detecção de buracos em vias para sistemas embarcados críticos em prol de veículos robóticos. TCC (graduação em Ciências da Computação). - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Preto, 2025.

