Publicação:
O cinema, o tempo social e o seu intérprete

dc.contributor.authorTolentino, Célia Aparecida Ferreira [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-02-24T13:57:51Z
dc.date.available2015-02-24T13:57:51Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractBy understanding art as a particular form of knowledge is possible to think that sociology has much to learn from it. One thesis that we share in this essay is that the art is able to perform the synthesis of the historical time for its specifi c capacity to be in the world, because, while scientifi c knowledge search universal categories, intending to reduce as much the infl uence of human and social aspects in the apprehension of phenomena, aesthetic knowledge, even if it seeks abstract referentials, can not get rid of the experience and the world around it. This premise, based on the reading of Fredric Jameson, worth as much to the art authorial as for the one performed in series, this is, the production of the cultural industry. Both one and another, in their own way, translates the social time, task that fi ts to criticism unravel.en
dc.description.abstractEntendendo a arte como uma forma particular de conhecimentoé possível pensar que a sociologia tem muito a aprender com ela. Uma das tesesque compartilhamos nesse ensaio é a de que a arte é capaz de realizar a síntesedo tempo histórico por sua capacidade específi ca de ser e estar do mundo, pois,enquanto o conhecimento científi co busca categorias universais, intentando reduzirao máximo a infl uência dos aspectos humanos e sociais na apreensão dos fenômenos,o conhecimento estético, ainda que busque referenciais abstratos, não pode livrar-seda experiência e do mundo ao seu redor. Essa premissa, tomando como base a leiturade Fredric Jameson, vale tanto para a arte autoral como para aquela feita em série, istoé, a produção da indústria cultural. Tanto uma quanto a outra, ao seu modo, traduzo tempo social, tarefa que cabe à crítica desvendar.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Sociologia e Antropologia, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marília, Av. Higyno Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525900, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Sociologia e Antropologia, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marília, Av. Higyno Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525900, SP, Brasil
dc.format.extent31-43
dc.identifierhttp://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/ideias/article/view/1492
dc.identifier.citationIdeias, v. 1, n. 7, p. 31-43, 2013.
dc.identifier.fileISSN01047876-2013-01-07-31-43.pdf
dc.identifier.issn0104-7876
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/115197
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofIdeias
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectcinema e pensamento socialpt
dc.subjectcinema e crítica socialpt
dc.subjectCinema e Sociedadept
dc.titleO cinema, o tempo social e o seu intérpretept
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentSociologia e Antropologia - FFCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN01047876-2013-01-07-31-43.pdf
Tamanho:
146.85 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format