Logotipo do repositório
 

Publicação:
O trabalho em grupo como instrumento operatório no processo de alfabetização: relações entre concepções e práticas pedagógicas

dc.contributor.advisorCamargo, Dair Aily Franco de [UNESP]
dc.contributor.authorSoares, Fátima Aparecida [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:30:21Z
dc.date.available2014-06-11T19:30:21Z
dc.date.issued2005-08-31
dc.description.abstractObjetivou-se diagnosticar qual a orientação para trabalho em grupo e como ela é recebida pelas professoras de primeira série de ensino fundamental da rede Municipal de Educação; buscou-se também identificar qual a concepção dessas professoras sobre o tema e como esta se manifesta nas práticas pedagógicas. A investigação ocorreu por meio de entrevistas com as professoras e com a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal da Educação, utilizando-se da metodologia observacional em situação real de aula. Apesar das professoras afirmarem receber alguma orientação da Secretaria da Educação para esse tipo de trabalho, ressaltam uma falta de continuidade, ou de um acompanhamento mais incisivo e comprometido.pt
dc.description.abstractIt was aimed to diagnose which orientation for work in group and how it is received by the teachers of first series at elementary school in the Municipal Education system; moreover, it was also aimed to identify which the conception of those teachers about the theme and how this is present in the pedagogic practices. The investigation happened through interviews with the teachers and the pedagogic coordinator of the Municipal Education Clerkship, by using the watcher methodology in real class situation. In spite of the teachers affirm to receive some orientation of the Education Clerkship for that work type, they point out a continuity lack, or a more incisive and committed accompaniment.pt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extentviii, 166 f. : il., tabs.
dc.identifier.aleph000329633
dc.identifier.capes33004137064P2
dc.identifier.citationSOARES, Fátima Aparecida. O trabalho em grupo como instrumento operatório no processo de alfabetização: relações entre concepções e práticas pedagógicas. 2005. viii, 166 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, 2005.
dc.identifier.filesoares_fa_me_rcla.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/99812
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectAlfabetizaçãopt
dc.subjectInteraçãopt
dc.subjectLeiturapt
dc.subjectEscritapt
dc.subjectElementary schoolen
dc.subjectWatcher methodologyen
dc.titleO trabalho em grupo como instrumento operatório no processo de alfabetização: relações entre concepções e práticas pedagógicaspt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.graduateProgramEducação - IBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
soares_fa_me_rcla.pdf
Tamanho:
847.33 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format