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TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade): problematizações a partir da atividade de estudo

dc.contributor.advisorPonce, Rosiane de Fátima [UNESP]
dc.contributor.authorSouza, Evelyn de Paula
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-11-29T17:53:53Z
dc.date.available2018-11-29T17:53:53Z
dc.date.issued2017-10-30
dc.description.abstractEsta dissertação de mestrado constitui-se como uma pesquisa de cunho teórico sobre o fenômeno social TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) em relação à atividade de estudo, abordando em suas bases de fundamentação teórico-metodológica autores que compreendem o desenvolvimento humano e a educação escolar com base na Psicologia Histórico-Cultural e Pedagogia Histórico-Crítica. Essa pesquisa objetiva, assim, entender o fenômeno TDAH para além das compreensões hegemônicas (de cunho maturacional e biologizante) ao buscar defender a importância da ‘atividade de estudo’ no desenvolvimento humano. Nesse sentido, são levantadas tais concepções hegemônicas presentes em dissertações e teses publicadas em Programas de Pós-graduação em Educação e Psicologia de três Universidades públicas (UNESP, UFSCAR, USP) e de uma Universidade particular (PUC – São Paulo e Campinas) do Estado de São Paulo, a partir de trabalhos registrados no banco de dados Capes e Parthenon, identificados por meio de uma busca por palavras-chave. Além das produções em banco de dados, realiza-se uma sondagem de concepções do TDAH presentes nos encaminhamentos de crianças ao Centro de Atendimento (Centrinho) de Presidente Prudente/SP. Após esse levantamento de dados, busca-se entender o fenômeno TDAH a partir de estudos sobre a ‘atividade de ensino’ e sobre a ‘atividade de estudos’. A ‘atividade de ensino’ é entendida como processo de mediação das apropriações e dos conhecimentos escolares, por isso abordamos reflexões sobre o desenvolvimento humano na perspectiva da Teoria histórico-cultural de homem (gênero humano). Avaliando e refletindo sobre o processo de formação das funções psicológicas superiores, enquanto estruturas interfuncionais, abordamos a periodização do psiquismo e o conceito de ‘atividade principal’, considerando a organização do ensino a partir da Pedagogia Histórico-Crítica. Quanto aos resultados alcançados nesta pesquisa de Mestrado, destaca-se que ela possibilita considerar que o ensino precário e espontâneo, baseado em conhecimentos fragmentados, pode conduzir a sociedade a análises e características defendidas predominantemente pela visão psicopatológica do TDAH. Compreender a ‘atividade de ensino’ em conjunto com a ‘atividade de estudo’, em uma perspectiva histórico-cultural de desenvolvimento humano, é de suma importância no enfrentamento do TDAH como sendo doença ou psicopatologia, além disso, é uma defesa do TDAH como um fenômeno produzido socialmente.pt
dc.description.abstractThis dissertation constitutes a theoretical research on the social phenomenon ADHD (Attention Deficit Disorder and Hyperactivity) in relation to the study activity, addressing in its bases of theoretical-methodological foundation authors that comprise human development and school education based on Historical-Cultural Psychology and Historical-Critical Pedagogy. This research aims to understand the ADHD phenomenon beyond hegemonic (maturational and biologizing) understandings to defend the importance of 'Study Activity' in human development. In this sense, these hegemonic conceptions present in dissertations and theses published in Post-graduate Programs in Education and Psychology of three public universities (UNESP, UFSCAR, USP) and of a private university (PUC - São Paulo and Campinas) of São Paulo, from works registered in the database Capes and Parthenon, identified through a search for keywords. In addition, to database productions, a research of ADHD conceptions is carried out in children's referrals to the Presidente Prudente / SP Care Center (Centrinho). After this collection, we seek to understand the ADHD phenomenon from studies on 'Teaching Activity' and 'Study Activity'. The 'Teaching Activity' is understood as a process of mediation of appropriations about the school knowledge, so we aim reflect on human development from the perspective of the historical-cultural theory. Evaluating and reflecting about the process of formation of higher psychological functions, as inter-functional structures, we discuss the periodization of the psyche and the concept of 'main activity', considering the organization of teaching from Historical-Critical Pedagogy. As the results achieved in this Master's research, it is possible to consider that precarious and spontaneous teaching, based on fragmented knowledge, it can lead society to analyzes and characteristics predominantly defended by the psychopathological view of ADHD. Understanding 'teaching activity' in conjunction with 'study activity', in a historical-cultural perspective of human development, is of paramount importance in coping with ADHD as being disease or psychopathology, moreover, it is a defense of ADHD as a phenomenon produced socially.pt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.identifier.aleph000910508
dc.identifier.capes33004129044P6
dc.identifier.lattes1174965025379986
dc.identifier.orcid0000-0001-7138-3086
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/166177
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectPsicologia Histórico-culturalpt
dc.subjectPedagogia Histórico-críticapt
dc.subjectTDAHpt
dc.subjectAtividade de estudopt
dc.subjectAtividade de ensinopt
dc.subjectHistorical-cultural psychologypt
dc.subjectHistorical-Critical Pedagogypt
dc.subjectADHDpt
dc.subjectStudy activitypt
dc.subjectTeaching activitypt
dc.titleTDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade): problematizações a partir da atividade de estudopt
dc.title.alternativeTDAH (Attention Deficit Hyperactivity Disorder): problematizations from the study activitypt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes1174965025379986
unesp.advisor.orcid0000-0001-7138-3086
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramEducação - FCTpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaDesenvolvimento humano, diferença e valorespt

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