Logotipo do repositório
 

Publicação:
Análise comparativa luso-brasileira de formação continuada de professores: Programa Nacional de Ensino de Português e Programa Letra e Vida

dc.contributor.advisorBrandão, Carlos da Fonseca [UNESP]
dc.contributor.authorLourenço, Flávia Oliveira de Assis
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-03-09T16:10:23Z
dc.date.available2022-03-09T16:10:23Z
dc.date.issued2022-02-16
dc.description.abstractA presente pesquisa investigou questões da formação continuada de professores do ensino fundamental em um estudo comparativo, tendo como base o “Programa Nacional de Ensino de Português” (PNEP), em Portugal, e o “Programa Letra e Vida”, no Estado de São Paulo. O objetivo foi analisar comparativamente os dois programas de formação continuada desenvolvidos para professores alfabetizadores com o propósito de melhorar o desempenho no processo de alfabetização. Para a realização da pesquisa, foi utilizado o método comparativo que, na área da Educação Comparada e, especialmente no trabalho em questão, tem a finalidade de utilizar os dados levantados nos documentos oficiais para descrever as relações entre eles. Os procedimentos compreenderam pesquisa bibliográfica e pesquisa documental com análise de documentos oficiais, de ambos os países, que tratam sobre a formação continuada dos professores do ensino fundamental. O resultado da análise comparada dos programas permitiu observar que, embora ambos possuam praticamente o mesmo objetivo, existem muitas divergências em aspectos estruturais, metodológicos e de conteúdo. Concluiu-se ainda que o PNEP atingiu os objetivos propostos. Quanto ao programa paulista, não há elementos para afirmarmos que ele, de fato, conseguiu atingir seus objetivos.pt
dc.description.abstractThe present research deals with issues of continuing education for elementary school teachers in a comparative study based on the "Programa Nacional de Ensino de Português" (PNEP), in Portugal, and the "Programa Letra e Vida", in the State of São Paulo. The objective is to comparatively analyze the two continuing education programs developed to literacy teachers with the purpose of improving their performance in the literacy process. To carry out the research, the comparative method was used which, in the area of Comparative Education and, especially in the work in question, has the purpose of using data from official documents to describe the relationships between them. The procedures included bibliographical research and documental research with analysis of official documents from both countries that deal with continued education for elementary school teachers. The result of the comparative analysis of the programs allowed us to observe that, although both have practically the same objective, there are many divergences in structural, methodological, and content aspects. It was also concluded that the PNEP achieved the proposed goals. As for the state of São Paulo program, there are no elements to say that it has, in fact, achieved its goals.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.capes33004110040P5
dc.identifier.citationLourenço, Flávia Oliveira de Assis. Análise comparativa luso-brasileira de formação continuada de professores: Programa Nacional de Ensino de Português e Programa Letra e Vida. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/217092
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectFormação continuada de professorespt
dc.subjectEducação comparadapt
dc.subjectPolíticas e programas de formação continuadapt
dc.subjectPrograma Letra e Vidapt
dc.subjectPrograma Nacional de Ensino de Portuguêspt
dc.subjectContinuing teacher educationen
dc.subjectComparative educationen
dc.subjectContinuing education policies and programsen
dc.subjectLetra e Vida Programen
dc.subjectNational program for the teaching of portugueseen
dc.titleAnálise comparativa luso-brasileira de formação continuada de professores: Programa Nacional de Ensino de Português e Programa Letra e Vidapt
dc.title.alternativeComparative portuguese-brazilian analysis of continuing teacher education: National Portuguese Teaching Program and Letra e Vida Programen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaPolíticas públicas e administração da educação brasileirapt
unesp.researchAreaPolíticas públicaspt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
lourenco_foa_me_mar.pdf
Tamanho:
1.82 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.05 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: