Publicação:
Educação especial: rememorando os caminhos escolares e formativos de um grupo de professores na cidade de Araraquara/SP

dc.contributor.advisorManzoli, Luci Pastor [UNESP]
dc.contributor.authorLúcio, Sandra Cristina [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:31Z
dc.date.available2014-06-11T19:31:31Z
dc.date.issued2010-12-20
dc.description.abstractA partir das últimas décadas do século XX, com o surgimento de um novo paradigma educacional, que é a garantia de uma educação que contemple a todos indistintamente, a Educação Especial vem procurando se adequar à essas mudanças através da oferta de serviços educacionais que efetivem a real participação dos alunos com deficiências no âmbito escolar e social. O presente trabalho procurou resgatar por meio de narrativas (auto)biográficas a trajetória escolar e a experiência profissional de um grupo de professores de Educação Especial, bem como a narrativa de uma mãe que possui um filho com deficiência, procurando situar os diferentes momentos educacionais pelos quais passaram as pessoas com deficiências. O estudo se caracteriza por uma abordagem qualitativa, de cunho (auto)biográfico, que permitiu não somente recuperar e redesenhar as trajetórias pessoais, mas também, ampliar a compreensão que temos dos tempos e espaços nos quais vivem e convivem as pessoas com deficiências. Participaram desse estudo cinco professoras de Educação Especial e uma mãe cujo filho possui Paralisia Cerebral. Os resultados corroboram dados de outros estudos quanto à dificuldade do trabalho escolar do professor, apontando que, no que se refere às condições para o trabalho na Educação Especial, nenhuma das professoras participantes recebeu uma formação voltada para os aspectos inclusivos, sendo que as maiores dificuldades encontradas foi a falta de cursos de formação continuada para todos os professores, equipar as escolas com materiais pedagógicos e também adequar suas estruturas físicas. Os resultados também apontam que o sistema educacional municipal vem procurando acompanhar e se adequar às transformações o máximo possível, com a implantação de serviços que apóiem os alunos com deficiências na inclusão escolar, entendendo-se que o atendimento à diversidade...pt
dc.description.abstractFrom the last decades of the twentieth century with the emergence of a new educational paradigm, which is the guarantee of an education that encompasses all indiscriminately, Special Education has been trying to adapt to these changes by offering educational services that enforce the real participation of students with disabilities in schools and society. This study sought to rescue through narratives (auto) biographical in school history and experience of a group of Special Education teachers, as well as the narrative of a mother who has a disabled child, attempting to situate the different stages through which educational now people with disabilities. The study is characterized by a qualitative approach, stamp (auto) biography, which not only recover and redesign the personal accomplishments, but also broaden the understanding we have of the times and places where people live and coexist with disabilities. Five teachers participated in this study of Special Education and a mother whose son has cerebral palsy. The results corroborate data from other studies regarding the difficulty of schoolwork the teacher, pointing out that as regards the conditions for work in Special Education, none of the participating teachers received training focused on aspects inclusive, with the greatest difficulties encountered was the lack of continuing education courses for all teachers, equipping schools with teaching materials and also adapt their physical structures. The results also indicate that the municipal educational system has sought to monitor and adapt to change as much as possible, with the deployment of services that support students with disabilities in school enrollment, with the understanding that the treatment of diversity is presented as a situation challenging for schools and teachers, despite the evolution of the history of Special Education have reached the educational inclusion of people with disabilitiesen
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent164 f. : il. (algumas color.)
dc.identifier.aleph000635920
dc.identifier.capes33004030079P2
dc.identifier.citationLÚCIO, Sandra Cristina. Educação especial: rememorando os caminhos escolares e formativos de um grupo de professores na cidade de Araraquara/SP. 2010. 164 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.
dc.identifier.filevellosa_scl_dr_arafcl.pdf
dc.identifier.lattes2469098115508385
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/101586
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectEducação especialpt
dc.subjectInclusão em educaçãopt
dc.subjectProfessorespt
dc.subjectMuseu de Arte do Espírito Santopt
dc.subjectNarrativas (auto)biográficaspt
dc.subjectEscolapt
dc.subjectSpecial educationen
dc.subjectNarrative (auto)biographicalen
dc.subjectTeachersen
dc.subjectParenten
dc.subjectSchoolen
dc.subjectInclusionen
dc.titleEducação especial: rememorando os caminhos escolares e formativos de um grupo de professores na cidade de Araraquara/SPpt
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes2469098115508385
unesp.advisor.orcid0000-0002-1516-0619
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.graduateProgramEducação Escolar - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaEducação escolarpt
unesp.researchAreaTrabalho educativo: fundamentos psicológicos e educação especialpt

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