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Deficiência visual e educação científica: orientações didáticas com um aporte na neurociência cognitiva e teoria dos campos conceituais

dc.contributor.authorViveiros, Edval Rodrigues de [UNESP]
dc.contributor.authorCamargo, Eder Pires de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-03-02T12:58:10Z
dc.date.available2016-03-02T12:58:10Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractThe aim of this paper is to present an educational proposal with didactic and pedagogical orientations, to the Science Education for people with visual impairments. Then, we use as main reference, Gérard Vergnaud’s Theory of Conceptual Fields, joining with a translational focus, applying empirical results of Cognitive Neuroscience. Within this, we highlight the role of educational activities related with 'multisensory scientific literacy ', focusing on the linguistic triad: read, interpretation and textual representation. We hope this perspective, become in the future an important component on guidelines for composing a 'semiotic protocol' for Science Education. Realizing too, epistemological peculiarities, pedagogic and didactic specificities in this area, and, revealing such properties on the cognitive constructs, for science and technology education.en
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é apresentar uma proposta educacional com orientações didático-pedagógicas no Ensino de Ciências para indivíduos com deficiência visual. Para isto utilizamos como principal referencial a Teoria dos Campos Conceituais, de Gérard Vergnaud, conjuntamente com um enfoque translacional, aplicando resultados empíricos da Neurociência Cognitiva. Dentro disto, relevamos o papel de atividades didáticas direcionadas ao que chamamos de ‘alfabetização científica multisensorial’, com foco na tríade lingüística: leitura, interpretação e representação textual. Esperamos que as diretivas aqui apresentadas constituam-se futuramente em orientações para compor um ‘protocolo semiótico’ para o Ensino de Ciências, destacando as especificidades e singularidades epistemológicas, didáticas e pedagógicas desta área, e relevando tais propriedades na forma de construtos cognitivos próprios para a educação científica e tecnológica.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Ilha Solteira, Av. Brasil, 56, Centro, CEP 15385-000, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Ilha Solteira, Av. Brasil, 56, Centro, CEP 15385-000, SP, Brasil
dc.format.extent25-50
dc.identifierhttp://revistas.udistrital.edu.co/ojs/index.php/GDLA/article/view/5095
dc.identifier.citationGóndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, v. 6, n. 2, p. 25-50, 2011.
dc.identifier.fileISSN2145-4981-2011-06-02-25-50.pdf
dc.identifier.issn2145-4981
dc.identifier.lattes3417921730250572
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134734
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofGóndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectScience educationen
dc.subjectIncluding schoolen
dc.subjectSemioticsen
dc.subjectConceptual fields theoryen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt
dc.subjectInclusão escolarpt
dc.subjectSemióticapt
dc.subjectTeoria dos campos conceituaispt
dc.titleDeficiência visual e educação científica: orientações didáticas com um aporte na neurociência cognitiva e teoria dos campos conceituaispt
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Ilha Solteirapt

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