Logotipo do repositório
 

Publicação:
Curso pré-vestibular FEGVEST da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho apresentado em evento

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Os Cursos Pré-Vestibulares Populares são uma realidade no cenário educacional de nosso país tendo em vista que, em praticamente todo o território nacional, há registros da organização e do desenvolvimento desses cursos que buscam não apenas oferecer meios para a democratização do acesso ao Ensino Superior no Brasil, mas, também contribuir para a formação de sujeitos críticos e capazes de atuarem conscientemente na sociedade. Em nossa experiência com o FEGVEST, curso pré-vestibular realizado, desde 2010, na Faculdade Engenharia do campus de Guaratinguetá, com apoio da PROEX/UNESP, voltado para alunos carentes da região do Vale do Paraíba, despertou o interesse no estudo dos processos de evasão dos alunos. Múltiplas são as causas dessa evasão, dentre elas podemos citar: a necessidade dos jovens trabalharem e frequentarem o curso no contra turno de suas atividades profissionais, desestímulo familiar, falta de pré-requisitos conceituais que os levam a não acompanhar os conteúdos abordados nas aulas, falta de perspectiva futura, etc. Visando diminuir o percentual de evasão, implantamos um projeto de tutoria, a partir do qual cada grupo de alunos do cursinho é aconselhado por um estudante bolsista da universidade. Nosso intuito é contribuir com a diminuição da evasão dos alunos do cursinho e avaliar se a função de tutor contribui para o desenvolvimento da alteridade dos estudantes universitários. O projeto iniciou-se com a formação espontânea dos grupos de tutorados por tutores. Os bolsistas que se dispuseram a participar como tutores foram escolhidos pelos próprios alunos do cursinho. O projeto se desenvolve a partir da proposição aos alunos do FEGVEST que escrevam suas reflexões, uma ao mês, sobre situações-problemas, numa página do facebook construída somente para esse fim. Os estudantes expressam seus pensamentos, ideias, desejos, dificuldades, possibilidades, motivações, etc. Nossa hipótese é que a leitura atenta desses relatos, por parte dos tutores, possibilite a eles uma apreensão de aspectos psicossociais que poderão definir a trajetória dos estudantes no cursinho bem como propicie o desenvolvimento de suas alteridades. A partir do diagnóstico feito pelos tutores, discussões entre eles são estabelecidas para que uma devolutiva seja dada aos tutorados. A análise dos textos produzidos pelos alunos, dos diagnósticos realizados, das discussões estabelecidas, bem como das devolutivas, além de entrevistas que são realizadas com alunos e tutores, formam o corpus de nosso trabalho. Como resultados, temos a sensível diminuição da evasão dos alunos do cursinho, em relação aos outros anos, e uma evolução da alteridade dos bolsistas.

Descrição

Palavras-chave

Cursinhos pré-vestibulares, Projetos de extensão, Alteridade

Idioma

Português

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09673

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação