Publicação: A formação de professores para o ensino de estratégias de leitura no 'pacto nacional pela alfabetização na idade certa'
dc.contributor.author | Vagula, Vania Kelen Belão [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T13:00:02Z | |
dc.date.available | 2016-07-19T13:00:02Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | Esta é uma pesquisa qualitativa desenvolvida por meio de análise documental dos materiais destinados à formação de professores que compõem o programa do governo federal denominado “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa” (PNAIC). Tem como objetivo investigar as propostas do PNAIC para a formação dos professores alfabetizadores no que diz respeito ao ensino de estratégias de leitura, refletindo sobre possíveis contribuições para a formação do leitor. As análises realizadas até então revelam que este material demonstra preocupação com o ensino de estratégias de leitura desde os direitos de aprendizagem que são considerados norteadores de todo o trabalho a ser desenvolvido pelos professores alfabetizadores. Para discutir o ensino de estratégias de leitura pautam-se principalmente em Isabel Solé. Contudo, concluiu-se que nem todas as estratégias propostas por esta autora são abordadas nos cadernos de formação do PNAIC, enquanto algumas daquelas que são denominadas como tal, não compõem o rol de estratégias elencadas por esta autora. Embora as estratégias de leitura sejam citadas em sete das oito unidades que compõem este material de formação e em um dos cadernos introdutórios, como é comum neste material, não há aprofundamento teórico ou de ordem didática no que diz respeito ao como ensiná-las para os alunos, deixando clara a necessidade de explorar mais este conteúdo para que se possa contribuir efetivamente para a formação dos professores e, por conseguinte, dos pequenos leitores. | pt |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente | |
dc.format.extent | 10642-10654 | |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10642-10654 | |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-10642-10654.pdf | |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141686 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Formação de professores | pt |
dc.subject | Estratégias de leitura | pt |
dc.subject | Ensino | pt |
dc.title | A formação de professores para o ensino de estratégias de leitura no 'pacto nacional pela alfabetização na idade certa' | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- ISSN2357-7819-2014-10642-10654.pdf
- Tamanho:
- 583.64 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format