Publicação:
A formação de professores para o ensino de estratégias de leitura no 'pacto nacional pela alfabetização na idade certa'

dc.contributor.authorVagula, Vania Kelen Belão [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:02Z
dc.date.available2016-07-19T13:00:02Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractEsta é uma pesquisa qualitativa desenvolvida por meio de análise documental dos materiais destinados à formação de professores que compõem o programa do governo federal denominado “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa” (PNAIC). Tem como objetivo investigar as propostas do PNAIC para a formação dos professores alfabetizadores no que diz respeito ao ensino de estratégias de leitura, refletindo sobre possíveis contribuições para a formação do leitor. As análises realizadas até então revelam que este material demonstra preocupação com o ensino de estratégias de leitura desde os direitos de aprendizagem que são considerados norteadores de todo o trabalho a ser desenvolvido pelos professores alfabetizadores. Para discutir o ensino de estratégias de leitura pautam-se principalmente em Isabel Solé. Contudo, concluiu-se que nem todas as estratégias propostas por esta autora são abordadas nos cadernos de formação do PNAIC, enquanto algumas daquelas que são denominadas como tal, não compõem o rol de estratégias elencadas por esta autora. Embora as estratégias de leitura sejam citadas em sete das oito unidades que compõem este material de formação e em um dos cadernos introdutórios, como é comum neste material, não há aprofundamento teórico ou de ordem didática no que diz respeito ao como ensiná-las para os alunos, deixando clara a necessidade de explorar mais este conteúdo para que se possa contribuir efetivamente para a formação dos professores e, por conseguinte, dos pequenos leitores.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente
dc.format.extent10642-10654
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10642-10654
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-10642-10654.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141686
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectEstratégias de leiturapt
dc.subjectEnsinopt
dc.titleA formação de professores para o ensino de estratégias de leitura no 'pacto nacional pela alfabetização na idade certa'pt
dc.typeTrabalho apresentado em eventopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2357-7819-2014-10642-10654.pdf
Tamanho:
583.64 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format