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Comunicação, informação e ouvidoria nos websites dos Ambulatórios Médicos de Especialidades – AMES

dc.contributor.advisorKerbauy, Maria Teresa Miceli [UNESP]
dc.contributor.authorAbrantes, Sheila Luana Sales [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2019-12-19T18:52:31Z
dc.date.available2019-12-19T18:52:31Z
dc.date.issued2019-10-21
dc.description.abstractO novo arcabouço jurídico referente à participação social por meio das ouvidorias públicas e o acesso à informação, impulsionado pelas tecnologias de informação e comunicação, contribui para a introdução dos princípios da comunicação pública. A introdução da opinião do cidadão quanto à avaliação dos serviços públicos, a transparência governamental e a proteção dos direitos dos usuários, com o objetivo de promover a governança pública focada nos direitos constitucionais do cidadão e na participação da gestão pública elementos fundamentais para uma participação democrática na comunidade. Salienta-se ainda que as normas jurídicas têm como base, para a criação de ouvidorias públicas, o intuito de promover a participação da sociedade junto ao poder público, ao corresponder através de canais de comunicação legítimos de diálogo e interação, bem como fomentar a veiculação ampla e transparente de informação, com a função de fazer uso da internet para viabilizar a aproximação e o envolvimento do cidadão. Para tanto, a utilização das técnicas de pesquisa bibliografia e documental, conjuntamente com a análise de conteúdo, possibilitou mensurar o estágio dos aspectos de comunicação, informação e participação da sociedade. Assim, cumpre-se com o objetivo geral é analisar os websites dos Ambulatórios Médicos de Especialidades – AMES quanto à comunicação, acesso e transparência pública na veiculação de informações através das tecnologias digitais. O primeiro objetivo é caracterizar a comunicação, a transmissão de informação, o tipo de acesso, o modo de transparência e a organização das ouvidorias públicas, uma vez que estes serviços e informações precisam estar dispostos de forma eficiente para possibilitar a participação cidadã. O segundo objetivo consiste em propor ações para o aperfeiçoamento da comunicação pública nos websites dos Ambulatórios Médicos de Especialidades. Em consequência disto, os resultados do estudo apontam que por meio de seus websites, os AMES acabam não cumprindo com a recomendação de ofertar uma comunicação eficiente e composta por informações públicas transparentes, o que demonstra a necessidade emergente de disseminar e de estimular o envolvimento da comunidade, tal como promover e atualiza websites com mais qualidade comunicacional e informacional, a fim da efetivação da maioria dos serviços disponibilizados. Além disto, sugerimos, em grande escala, que estes websites desse tipo possam se tornar, com o avanço das tecnologias e através das análises qualitativas sobre seus usos, ferramentas mais confiáveis e transparentes quanto possível, com intuito de informar e mediar, de modo eficiente, pertinente, claro e coerente, os processos de comunicação e de interação, baseados, evidentemente, nos anseios, interesses e deficits comuns à toda sociedade brasileira. Ao final do estudo, pontuamos recomendações para aprimorar a comunicação dos websites.pt
dc.description.abstractThe new legal framework for social participation through public ombudsmen and access to information, driven by information and communication technologies, contributes to the introduction of the principles of public communication. The introduction of citizen opinion on the evaluation of public services, governmental transparency and the protection of users' rights, with the aim of promoting public governance focused on the constitutional rights of citizens and the participation of public management, fundamental elements for democratic participation. in the community. It is also emphasized that the legal norms are based, for the creation of public ombudsmen, with the purpose of promoting the participation of society with the public power, by corresponding through legitimate communication channels of dialogue and interaction, as well as promoting the dissemination wide and transparent information, with the function of making use of the internet to enable the approach and the involvement of the citizen. To this end, the use of bibliographic and documentary research techniques, together with content analysis, made it possible to measure the stage of communication, information and participation of society. Thus, the general objective is to analyze the websites of the Medical Ambulatory of Specialties – MAS for communication, access and public transparency in the transmission of information through digital technologies. The first objective is to characterize the communication, the transmission of information, the type of access, the mode of transparency and the organization of public ombudsmen, since these services and information need to be efficiently arranged to enable citizen participation. The second objective is to propose actions for the improvement of public communication on the websites of the Medical Ambulatory of Specialties. As a result, the study results show that through their websites, MAS do not comply with the recommendation to offer efficient communication and transparent public information, which demonstrates the emerging need to disseminate and stimulate the involvement of the public. community, such as promoting and updating more communicational and informational quality websites, in order to realize most of the services available. In addition, we strongly suggest that such websites could become, as technologies advance and through qualitative analysis of their uses, the most reliable and transparent tools possible to efficiently inform and mediate. relevant, clear and coherent, the processes of communication and interaction, based, of course, on the yearnings, interests and deficits common to all Brazilian society. At the end of the study, we scored recommendations for improving website communication.en
dc.identifier.aleph000928135
dc.identifier.capes33004056081P4
dc.identifier.lattes4762029784021248
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/191274
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectComunicação públicapt
dc.subjectinformação públicapt
dc.subjectTransparência públicapt
dc.subjectOuvidoria públicpt
dc.subjectAmbulatório Médico de Especialidadespt
dc.subjectPublic communicationen
dc.subjectPublic informationen
dc.subjectPublic transparencyen
dc.subjectPublic ombudsmanen
dc.subjectMedical Outpatient Specialtiesen
dc.titleComunicação, informação e ouvidoria nos websites dos Ambulatórios Médicos de Especialidades – AMESpt
dc.title.alternativeCommunication, information and ombudsman at the Medical Specialist Outpatient websites - MASen
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication6757fba3-ca7b-475c-8b94-17e4a336188f
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery6757fba3-ca7b-475c-8b94-17e4a336188f
unesp.advisor.lattes4762029784021248
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramComunicação - FAACpt
unesp.knowledgeAreaComunicação midiáticapt
unesp.researchAreaGestão e Políticas da Informação e da Comunicação Midiáticapt

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