Logotipo do repositório
 

Publicação:
Escrita e Síndrome de Down

dc.contributor.authorOliveira, Anna Augusta Sampaio de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-02-24T13:57:26Z
dc.date.available2015-02-24T13:57:26Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractThe project, developed at the Health and Education Studies´ Center, in the Unity of the Science and Philosophy’s College, UNESP, Marilia´s campus, had as goal the development of a study about the appropriation of writing by children with Down ’s syndrome. Five children, from 10 to 13 years old, on different situations of scholar levels, were took part in the project. As research procedure, it was developed weekly pedagogical interventions, based on HistoricalCultural Theory. At the beginning, the group presented different dimensions of approximation with the writing universe. It was observed advances on the graphic representation and on the individual trials of writing. Two childrens began to build small texts, one of the children is on the beginning of the alphabetic writing and two other children continue to present difficulties, getting close of the writing in a very not confortable way, stuck on the scholar formality and a direct mediation to the words constitution is needed.en
dc.description.abstractO projeto, desenvolvido no Centro de Estudos de Educação e Saúde, Unidade Auxiliar da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, campus de Marília – SP, teve como objetivo realizar um estudo sobre a apropriação da escrita por crianças com Síndrome de Down. Foram participantes do projeto 5 crianças, na faixa etária de 10 a 13 anos de idade, em diferentes situações de escolarização. Como procedimento de pesquisa, foram realizadas intervenções pedagógicas semanais, com base na Teoria Histórico-Cultural. Inicialmente, o grupo apresentava dimensões diferenciadas de aproximação com o universo escrito. Foram observados avanços nas representações gráficas e nas tentativas individuais de escrita. Dois alunos passaram a construir pequenos textos, um se encontra no início da escrita alfabética e dois continuaram a apresentar dificuldades, aproximando-se da escrita de forma muito tímida, presos à formalidade escolar e necessitando de uma mediação direta para a constituição das palavras.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, RUA HYGINO MUZZI, 737, CAMPUS UNIVERSITÁRIO, CEP 17525-900, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, RUA HYGINO MUZZI, 737, CAMPUS UNIVERSITÁRIO, CEP 17525-900, SP, Brasil
dc.format.extent1-11
dc.identifierhttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/3706
dc.identifier.citationRevista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 5, n. 1, p. 1-11, 2010.
dc.identifier.fileISSN19825587-2010-05-01-01-11.pdf
dc.identifier.issn1982-5587
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/114748
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofRevista Ibero-Americana de Estudos em Educação
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectescritapt
dc.subjectdeficiencia intelectualpt
dc.subjectaprendizagempt
dc.titleEscrita e Síndrome de Downpt
dc.title.alternativeWriting and Dow’s Syndromeen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes0053554769698449[1]
unesp.author.orcid0000-0002-8675-967X[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentEducação Especial - FFCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN19825587-2010-05-01-01-11.pdf
Tamanho:
49.56 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format