Publicação: A disseminação do feminismo pelas influenciadoras digitais da plataforma Youtube sob uma perspectiva da sociedade da informação
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Luvizotto, Caroline Kraus 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Relações Públicas - FAAC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Vivemos em uma sociedade patriarcal onde o sexo masculino sempre foi o principal gênero, porém cansadas de não serem protagonistas de suas próprias histórias e de serem submetidas a uma grande pressão da sociedade, as mulheres criaram o feminismo. O movimento feminista surgiu em busca de uma equidade de gênero em direitos políticos e sociais e tem ganhado cada vez mais repercussão na sociedade. Deste contexto, surge este trabalho como uma análise audiovisual para refletir se influenciadoras brasileiras da plataforma Youtube têm tido contribuição para a disseminação deste movimento, imersas na Sociedade da Informação, uma era onde a conectividade e a rapidez fazem com que os indivíduos sejam submetidos a novos conhecimentos o tempo inteiro. Através de uma pesquisa qualitativa, foram analisados três vídeos, verificando como eles abordam a temática feminista, a repercussão do tema nos seguidores e se o vídeo contribuiu para a disseminação do movimento feminista nos dias atuais. A partir desta analise se concluiu que as influenciadoras digitais brasileiras sabem abordar o tema do feminismo de uma maneira chamativa e produtiva para suas seguidoras.
Resumo (inglês)
We live in a patriarchal society where males have always been the main gender. Tired of not being protagonists of their own stories and being subjected to great pressure from society, women created feminism. The feminist movement was created in order for women to achieve gender equity in political and social rights and has had increasing repercussions in society. Based on the previous, this study was conducted as an audiovisual analysis to reflect if Brazilian Youtube influencers have contributed to the dissemination of this movement immersed in the Information Society, an era where connectivity and speed enables individuals to get new information on the go. Through a qualitative research three videos were analyzed, studying how they approach feminism, its repercussion on its supporters and if the video has contributed to the spread of the feminist movement. From this analysis it was concluded that Brazilian digital influencers know how to approach the theme of feminism in a flashy and productive way for their followers.
Descrição
Palavras-chave
Sociedade da informação, Feminismo, Influenciadoras digitais, Comunicação digital, Information society, Feminism, Digital influencers, Digital communication
Idioma
Português