Logotipo do repositório
 

Publicação:
A disseminação do feminismo pelas influenciadoras digitais da plataforma Youtube sob uma perspectiva da sociedade da informação

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Luvizotto, Caroline Kraus

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Relações Públicas - FAAC

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Vivemos em uma sociedade patriarcal onde o sexo masculino sempre foi o principal gênero, porém cansadas de não serem protagonistas de suas próprias histórias e de serem submetidas a uma grande pressão da sociedade, as mulheres criaram o feminismo. O movimento feminista surgiu em busca de uma equidade de gênero em direitos políticos e sociais e tem ganhado cada vez mais repercussão na sociedade. Deste contexto, surge este trabalho como uma análise audiovisual para refletir se influenciadoras brasileiras da plataforma Youtube têm tido contribuição para a disseminação deste movimento, imersas na Sociedade da Informação, uma era onde a conectividade e a rapidez fazem com que os indivíduos sejam submetidos a novos conhecimentos o tempo inteiro. Através de uma pesquisa qualitativa, foram analisados três vídeos, verificando como eles abordam a temática feminista, a repercussão do tema nos seguidores e se o vídeo contribuiu para a disseminação do movimento feminista nos dias atuais. A partir desta analise se concluiu que as influenciadoras digitais brasileiras sabem abordar o tema do feminismo de uma maneira chamativa e produtiva para suas seguidoras.

Resumo (inglês)

We live in a patriarchal society where males have always been the main gender. Tired of not being protagonists of their own stories and being subjected to great pressure from society, women created feminism. The feminist movement was created in order for women to achieve gender equity in political and social rights and has had increasing repercussions in society. Based on the previous, this study was conducted as an audiovisual analysis to reflect if Brazilian Youtube influencers have contributed to the dissemination of this movement immersed in the Information Society, an era where connectivity and speed enables individuals to get new information on the go. Through a qualitative research three videos were analyzed, studying how they approach feminism, its repercussion on its supporters and if the video has contributed to the spread of the feminist movement. From this analysis it was concluded that Brazilian digital influencers know how to approach the theme of feminism in a flashy and productive way for their followers.

Descrição

Palavras-chave

Sociedade da informação, Feminismo, Influenciadoras digitais, Comunicação digital, Information society, Feminism, Digital influencers, Digital communication

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação