Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

A importância do carinho, cuidado e afeto na educação infantil

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Romão, Daniel da Silva

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Rio Claro - IB - Pedagogia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O presente estudo busca destacar a relevância da afetividade na educação infantil, considerando-a um elemento essencial para o desenvolvimento integral das crianças. Com base nas teorias de Henri Wallon e em estudos contemporâneos a pesquisa aponta que a relação entre afeto e cognição é indissociável, influenciando positivamente o aprendizado e o bem-estar emocional das crianças. A investigação abrange análises teóricas e análises de práticas pedagógicas que incorporam o carinho e o cuidado como pilares fundamentais no ambiente escolar, promovendo uma educação humanizada e alinhada às necessidades sociais e emocionais das crianças. A metodologia utilizada é de caráter qualitativo, baseada em revisão bibliográfica e análise de conteúdo de publicações acadêmicas relevantes. Os resultados esperados incluem o fortalecimento do vínculo entre educadores e crianças, bem como uma maior valorização da afetividade no contexto pedagógico.

Resumo (inglês)

The present study seeks to highlight the relevance of affection in early childhood education, considering it an essential element for the integral development of children. Based on Henri Wallon's theories and contemporary studies, research indicates that the relationship between affection and cognition is inseparable, positively influencing children's learning and emotional well-being. The investigation covers theoretical analyzes and analyzes of pedagogical practices that incorporate affection and care as fundamental pillars in the school environment, promoting a humanized education aligned with the social and emotional needs of children. The methodology used is qualitative in nature, based on bibliographic review and content analysis of relevant academic publications. The expected results include strengthening the bond between educators and children, as well as a greater appreciation of affection in the pedagogical context.

Descrição

Palavras-chave

Afetividade, Educação, Infantil, Wallon

Idioma

Português

Citação

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação