Logotipo do repositório
 

Publicação:
Possibilidades e limitações da prática do professor na experiência com a temática energia e desenvolvimento humano no ensino de ciências

dc.contributor.authorLopes, Nataly Carvalho
dc.contributor.authorCarvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-03-02T13:00:16Z
dc.date.available2016-03-02T13:00:16Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractReflections on the Movement STSE, in basic education, have pointed to the introduction of discussions involving the socio-scientific issues, as a way of organization and development of forming processes in science classes. In this sense, the research that we developed sought to bring to physics classes of basic education, the discussions surrounding the relationship between science, technology, society and environment issues related to production and access to electricity and human development. In order to interpret formative aspects of this approach was achieved through a short course. Thus, we discuss in this paper, the discourse of students and a professor of physics who participated in this short course. Therefore, we seek in discourse analysis, reflection on this practice, which has limitations such as lack of recognition of this type of training status by the students as well as possibilities represented by the establishment of training spaces that contribute to the discussion of socio-scientific issues.en
dc.description.abstractReflexões sobre o Movimento CTSA, no ensino básico, têm apontado para a introdução das discussões envolvendo as questões sociocientíficas como vias para a organização e para o desenvolvimento de processos formativos nas aulas de ciências. Neste sentido, a pesquisa que desenvolvemos buscou levar para as aulas de física do ensino básico, as discussões envolvendo as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente da problemática que relaciona produção e acesso à energia elétrica e desenvolvimento humano. Buscamos interpretar os aspectos formativos desta abordagem, que foi concretizada por meio de um minicurso. Assim, discutiremos neste trabalho, os discursos dos alunos e da professora de física que participaram deste minicurso. Portanto, buscamos na teoria da análise do discurso a reflexão sobre esta prática que apresenta limitações, como a falta de reconhecimento deste tipo de situação formativa por parte dos alunos, bem como possibilidades representadas pela constituição de espaços formativos que contribuam para a discussão das questões sociocientíficas.pt
dc.description.affiliationUniversidade Federal de São Carlos, Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira
dc.format.extent207-226
dc.identifierhttp://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/346
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 13, n. 2, p. 207-226, 2013.
dc.identifier.fileISSN1806-5104-2013-13-02-207-226.pdf
dc.identifier.issn1806-5104
dc.identifier.lattes4152572965541626
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/135229
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectEnergyen
dc.subjectHuman developmenten
dc.subjectSocioscientific issuesen
dc.subjectSTSEen
dc.subjectScience educationen
dc.subjectEnergiapt
dc.subjectDesenvolvimento humanopt
dc.subjectQuestões sociocientíficas (QSC)pt
dc.subjectCTSApt
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt
dc.titlePossibilidades e limitações da prática do professor na experiência com a temática energia e desenvolvimento humano no ensino de ciênciaspt
dc.title.alternativePossibilities and boundaries in teaching practice with the theme energy and human development in science educationen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4152572965541626
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Ilha Solteirapt
unesp.departmentFísica e Química - FEISpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN1806-5104-2013-13-02-207-226.pdf
Tamanho:
566.92 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format