Logotipo do repositório
 

Publicação:
Avaliação e treinamento de habilidades sociais de crianças em idade pré-escolar

dc.contributor.advisorValle, Tânia Gracy Martins do [UNESP]
dc.contributor.authorGarnica, Karina Ramos Herreira [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:22:22Z
dc.date.available2014-06-11T19:22:22Z
dc.date.issued2009-01-23
dc.description.abstractA presente pesquisa teve por objetivos: a) descrever, a partir de filmagens, o repertório comportamental das crianças antes da participação em um Treinamento de Habilidades Sociais; b) identificar a frequencia de comportamentos internalizantes e externalizantes de crianças pré-escolares sob o ponto de vista de suas professoras; c) avaliar o comportamento socialmente habilidoso de crianças que frequentam a escola de Educação Infantil por meio de auto-avaliação da criança sobre seu desempenho social e da avaliação da professora sobre o desempenho social da criança, antes e depois do treinamento; d) verificar a eficácia do Sistema Multimídia de habilidades Sociais (SMHS) para crianças em idade pré escolar. Os participantes foram 18 crianças da Escola 1 (Grupo Experimental) e 13 crianças da Escola 2 (Grupo de Espera) com 5 e 6 anos de idade que frequentavam as turmas de Jardim II e Pré e duas professoras das respectivas turmas. Os dados foram coletados através de filmagens, da aplicação da Escola Comportamental Infantil ECI-A2 de Rutter, respondido pelas professoras, avaliação das habilidades sociais através do Sistema Multimídia de habilidades Sociais com auto-avaliação das crianças sobre seus desempenhos sociais e avaliação das professoras sobre os desempenhos sociais das crianças. A Escola 1 (Grupo Experimental), participou de três fases do estudo: primeira avaliação das habilidades sociais Treinamento de Habilidades Sociais (THS) e segunda avaliação de habilidades sociais, após o Treinamento. Já a Escola 2 (Grupo de Espera), participou de quatro fases do estudo: primeira avaliação de habilidades sociais, segunda avaliação de habilidades sociais (antes do Treinamento); Treinamento de Habilidades Sociais (THS) e terceira avaliação de habilidades sociais após o Treinamento. Os principais resultados foram: a) na análise das filmagens as frequencias...pt
dc.description.abstractThe present research aims: a) describing, from filming, the behavior repertory of children before being part of a social skill training; b) identifying the frequency of inner and outer behaviors of pre scholar children under their teachers' point of view; c) evaluating the behavior socially skilled of children who attend kindergarten by means of self evaluation of children about their social performance and the teacher's evaluation of children about their social performance and after the training; d) verifying the fit of multimedia system for social skill (SMHS) for children in pre scholar age. The participants were eighteen children of the scholl 1 (experimental groups) and thirteen children of the school 2 (awaiting group) of five and six years old who attend the groups of kindergarten 2 and primary and two teachers of the respective groups. Data were collected by filming, by applying the child behavioral skale ECI-A2 of Rutter, responded by the teachers, social skill evaluation through social skill multimedia system with self evaluation of children about their social performance and the same from the teachers about the children. School 1 (experimental group), participated three phasis of the study: first social skill evaluation, social skill training (THS) and second evaluation of social skills, after training. Whereas School 2 (awaiting group), participated four phasis of studying: first social skill evaluation, second social skill evaluation (before training); social skill training (THS) and third social skill evaluation after training. The main results were: a) analyzing the filmings, the frequencies of skilled behavior of children display that, either School 1 or School 2, it was more for boys and less for girls, whereas for non skilled behaviors, boys displayed in School 1 a lower frequency than the girls and only in School 2 a hogher frequency than the girls... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.format.extent123 f. : il. + anexo
dc.identifier.aleph000577725
dc.identifier.capes33004056085P0
dc.identifier.citationGARNICA, Karina Ramos Herreira. Avaliação e treinamento de habilidades sociais de crianças em idade pré-escolar. 2009. 123 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2009.
dc.identifier.filegarnica_krh_me_bauru.pdf
dc.identifier.lattes8981913622244863
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/86652
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectHabilidades sociaispt
dc.subjectPre-escolarespt
dc.subjectTreinamento de habilidades sociaispt
dc.subjectSocial skillsen
dc.subjectSocial skills trainingen
dc.subjectPré-schollarsen
dc.titleAvaliação e treinamento de habilidades sociais de crianças em idade pré-escolarpt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes8981913622244863
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.graduateProgramPsicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem - FCpt
unesp.knowledgeAreaAprendizagem e ensinopt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
garnica_krh_me_bauru.pdf
Tamanho:
867.77 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format