Publicação: Estresse, depressão e percepção de suporte familiar em estudantes de educação profissionalizante
dc.contributor.author | Camargo, Valdirlene Checheto Vincenzi | |
dc.contributor.author | Calais, Sandra Leal | |
dc.contributor.author | Sartori, Maria Márcia Pereira | |
dc.contributor.institution | Escola Técnica Estadual Joaquim Ferreira do Amaral | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2018-11-12T17:26:08Z | |
dc.date.available | 2018-11-12T17:26:08Z | |
dc.date.issued | 2015-12-01 | |
dc.description.abstract | This study aimed to investigate the stress, the level of depression, and perception of family support in technical school students. Two-hundred students responded to the following instruments: Lipp's Stress Symptoms Inventory for Adults, Beck Depression Inventory, and Perception of Family Support Inventory. The results showed that stress was detected in 61.0% of the students evaluated, depression was detected in 28.5%, and 55.5% rated their family support levels as medium-low and low. There was positive a correlation between depression and stress and a negative correlation between depression and family support. These findings suggest the importance of investments public policies on Psychology in both social and educational areas. | en |
dc.description.abstract | Este estudo teve como objetivo investigar o estresse, o indicativo da depressão e a percepção do suporte familiar em estudantes de educação profissionalizante. Participaram 200 estudantes, os quais responderam ao Inventário de Sintomas de Stresspara Adultos de Lipp, ao Inventário de Depressão de Beck e ao Inventário de Percepção de Suporte Familiar. Os resultados mostraram que 61,0% apresentaram estresse; 28,5% indicativos de depressão; e 55,5% avaliaram seu suporte familiar em níveis médio-baixo e baixo. Observou-se a existência de correlação positiva entre estresse e depressão e negativa entre depressão e suporte familiar. Os achados sinalizam a importância de investimentos das políticas públicas em Psicologia, seja na área social ou educacional. | pt |
dc.description.affiliation | Escola Técnica Estadual Joaquim Ferreira do Amaral | |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Departamento de Psicologia Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem | |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Instituto de Biociências Departamento de Física e Biofísica | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Departamento de Psicologia Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Instituto de Biociências Departamento de Física e Biofísica | |
dc.format.extent | 595-604 | |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/0103-166X2015000400003 | |
dc.identifier.citation | Estudos de Psicologia (Campinas). Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, v. 32, n. 4, p. 595-604, 2015. | |
dc.identifier.doi | 10.1590/0103-166X2015000400003 | |
dc.identifier.file | S0103-166X2015000400595.pdf | |
dc.identifier.issn | 0103-166X | |
dc.identifier.lattes | 2312685254813659 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0001-5704-4643 | |
dc.identifier.scielo | S0103-166X2015000400595 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/157609 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas | |
dc.relation.ispartof | Estudos de Psicologia (Campinas) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | SciELO | |
dc.subject | Depression | en |
dc.subject | Education, Professional | en |
dc.subject | Stress | en |
dc.subject | Family relations | en |
dc.subject | Depressão | pt |
dc.subject | Educação profissionalizante | pt |
dc.subject | Estresse | pt |
dc.subject | Relações familiares | pt |
dc.title | Estresse, depressão e percepção de suporte familiar em estudantes de educação profissionalizante | pt |
dc.title.alternative | Stress, depression, and perception of family support in technical school students | en |
dc.type | Artigo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 2312685254813659[2] | |
unesp.author.orcid | 0000-0001-5704-4643[2] |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- S0103-166X2015000400595.pdf
- Tamanho:
- 227.47 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format