Logo do repositório
 

Educação somática e ensino e aprendizagem do canto: pesquisas no Brasil

dc.contributor.advisorMattos, Wladimir Farto Contesini de [UNESP]
dc.contributor.authorTakaesu, Luciana Satiko [UNESP]
dc.contributor.coadvisorMoura, Paulo Celso [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2024-11-22T11:19:38Z
dc.date.available2024-11-22T11:19:38Z
dc.date.issued2024-10-25
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um panorama das pesquisas relacionadas a práticas somáticas e ensino e aprendizagem do canto no Brasil. A educação somática se constitui como campo de estudos na década de 1970, abrangendo práticas que visam desenvolvimento da percepção do corpo e do movimento. As práticas são diversas; o que as reúnem em um campo de pesquisa é o estudo da percepção sob o ponto de vista do próprio indivíduo e o fato de considerarem corpo e mente como uma unidade indissociável. Propõem, então, exercícios e experiências de consciência corporal e coordenação motora. Este estudo apresenta o levantamento das pesquisas acadêmicas sobre práticas de educação somática que se relacionam ao ensino e aprendizagem do canto realizadas no Brasil (Técnica Alexander, Sistema Laban, Método Feldenkrais, Respiração Vivenciada, Coordenação Motora de Piret e Béziers). Tais práticas vêm sendo elaboradas desde o final do século XIX, mas práticas milenares, como o yoga, também tem afinidade com campo de estudos por terem premissas alinhadas à abordagem somática. Foi identificada diversidade no campo de aplicação das práticas (canto coral, preparação corporal de grupos e solistas, performance vocal e criação) com predominância de pesquisas qualitativas e relatos de caso. As pesquisas demonstram o potencial não apenas de uma ferramenta para o ensino do canto, mas também um caminho de mudança de visão do corpo na pedagogia vocal.pt
dc.description.abstractThis work provides a comprehensive overview of research on somatic practices and the teaching and learning of singing in Brazil. Somatic education emerged as a field of study in the 1970s. It encompasses practices to develop body and movement perception. These practices are diverse, but they are unified by two key principles: the focus on perception from the individual's perspective and the understanding of body and mind as an inseparable unity. These practices provide exercises and experiences that foster body awareness and motor coordination. This study presents a comprehensive survey of academic research on somatic education practices related to the teaching and learning of singing in Brazil (Alexander Technique, Laban System, Feldenkrais Method, Vivential Breathing, and Piret & Béziers Motor Coordination). These practices have been developed since the late 19th century, and ancient practices such as yoga align with the field due to their shared principles with somatic approaches. The research clearly shows that these practices are used in many different ways (choral singing, body preparation for groups and soloists, vocal performance and creation) and most of the studies are qualitative and case reports. The research demonstrates the potential not only as a tool for teaching singing but also as a pathway to a shift in the perception of the body within vocal pedagogy.en
dc.identifier.citationTAKAESU, Luciana Satiko. Educação somática e ensino e aprendizagem do canto: pesquisas no Brasil. Orientador: Wladimir Farto Contesini de Mattos. 2024. 44 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Música) - Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo, 2024.
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/258247
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectMúsica - Instrução e estudopt
dc.subjectCanto - Instrução e estudo - Brasilpt
dc.subjectCapacidade motorapt
dc.subjectSomestesiapt
dc.subjectVoz - Educaçãopt
dc.titleEducação somática e ensino e aprendizagem do canto: pesquisas no Brasilpt
dc.title.alternativeSomatic education and teaching and learning of singing: reseach in Brazilen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.undergraduateSão Paulo - IA - Músicapt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
takaesu_ls_tcc_ia.pdf
Tamanho:
1.3 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
takaesu_ls_autorizacao_ia.pdf
Tamanho:
169.71 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: