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Francisca Senhorinha da Motta Diniz: o estado do conhecimento das pesquisas acadêmicas entre 1982 e 2023

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Orientador

Mortatti, Maria do Rosario Longo

Coorientador

Pós-graduação

Educação - FFC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso restrito

Resumo

Resumo (português)

Objetivou-se elaborar o estado do conhecimento das pesquisas sobre a vida e a obra de Francisca Senhorinha da Motta Diniz a partir do conjunto de referências e resumos, com datas de produção e divulgação entre 1982 e 2023, que foram localizados, recuperados, reunidos e ordenados no instrumento de pesquisa e analisados neste texto. Tendo em vista os referenciais teóricos de Belloto (1979), Duarte (2017), Ferreira (1999), Mortatti (1999, 2021), Morosini (2021) e Soares (2000), analisaram-se 12 referências de textos e seus respectivos resumos, quando houver, de trabalhos acadêmicos com fins de titulação e avaliação compreendendo duas teses, cinco dissertações e cinco monografias de trabalhos de conclusão de curso, mediante a metodologia de análise da configuração textual aplicada ao conjunto das referências reunidas. Apresentam-se, neste texto, os antecedentes da pesquisa, o conjunto de procedimentos de elaboração do instrumento de pesquisa, os aspectos da vida e obra de Diniz, a análise das temáticas, os objetivos, as metodologias, os autores, as instituições e os períodos de produção das pesquisas selecionadas, bem como as perspectivas e as contribuições desses trabalhos. Nesse sentido, compreendeu-se que o estado do conhecimento alcançado por tais pesquisas destacou a importância da imprensa feminina oitocentista, o conceito de emancipação veiculado pela autora no jornal e as estratégias argumentativas de Diniz para compor seu discurso. A análise, portanto, evidenciou Diniz como uma figura histórica de importância para a aquisição de direitos para mulheres no Brasil, principalmente no acesso à educação.

Resumo (inglês)

The objective was to develop the state of knowledge regarding research on the life and work of Francisca Senhorinha da Motta Diniz, based on a set of references and abstracts produced and disseminated between 1982 and 2023. These references were located, retrieved, compiled, and organized in the research instrument and analyzed in this text. Considering the theoretical frameworks of Belloto (1979), Duarte (2017), Ferreira (1999), Mortatti (1999, 2021), Morosini (2021), and Soares (2000), 12 references of texts and their respective abstracts (when available) were analyzed. These references include academic works aimed at obtaining degrees and evaluations, comprising two theses, five dissertations, and five undergraduate monographs. The methodology applied was the análise da configuração textual to the collected references. This text presents the background of the research, the set of procedures used in the development of the research instrument, aspects of Diniz’s life and work, the analysis of themes, objectives, methodologies, authors, institutions, and periods of production of the selected studies, as well as the perspectives and contributions of these works. In this regard, it was understood that the state of knowledge achieved by these studies highlighted the importance of the 19th-century women’s press, the concept of emancipation conveyed by the author in the newspaper, and Diniz’s argumentative strategies in shaping her discourse. The analysis, therefore, revealed Diniz as a historical figure of great significance for the advancement of women's rights in Brazil, particularly in access to education.

Descrição

Palavras-chave

Diniz, Francisca Senhorinha da Motta, 1834-1910, História da educação feminina, Mulheres Educação História, Estado do conhecimento, Women Education History, State of knowledge

Idioma

Português

Citação

SANTOS, Gabriela Marcondes. Francisca Senhorinha da Motta Diniz: o estado do conhecimento das pesquisas acadêmicas entre 1982 e 2023. 2025. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2025.

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