Logotipo do repositório
 

Publicação:
Projeto de Futuro na dimensão sócio afetiva: como se constroem as percepções de alunos(as) do Ensino Secundário em Portugal e do Ensino Médio no Brasil

dc.contributor.advisorRossi, Célia Regina [UNESP]
dc.contributor.authorAraújo, Marilia Frassetto de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-05-10T12:46:14Z
dc.date.available2016-05-10T12:46:14Z
dc.date.issued2016-02-29
dc.description.abstractEssa pesquisa buscou compreender como é construído o projeto de futuro na dimensão sócio afetiva por alunos/as do ensino secundário em Portugal e do ensino médio no Brasil. A pesquisa foi desenvolvida em três turmas de três escolas públicas de Coimbra, Portugal e em duas turmas de ensino médio de uma mesma escola pública de Piracicaba, São Paulo, Brasil. A base teórica dessa pesquisa se enveredou através do conceito de cultura e da adolescência como uma construção cultural. Adotou-se a definição do projeto de futuro na referida dimensão, caracterizado, pela definição dos afetos, das paixões, pela potência da ação humana como possibilidade do vir a ser, enquanto capacidade de ser afetado pelo outro, num processo de possibilidades infinitas de criações e entrelaçamentos. Através de questionários e grupos focais com os/as adolescentes de ambas as nacionalidades, foi possível analisar suas narrativas sobre o projeto de futuro na dimensão sócio afetiva; conhecer os entendimentos deles/as sobre assuntos relacionados a sexualidade e gênero; e investigar as narrativas deles/as sobre os relacionamentos, relações de gêneros, e homossexualidades, problematizando e refletindo a importância de discutir e dialogar com essas temáticas no contexto escolar. A pesquisa verificou que a maioria dos/as adolescentes tinham projetos de futuro e consideravam o casamento como o principal plano de futuro na dimensão sócio afetiva. Além disso, apontou as diferenças que permeiam diversos comportamentos dos garotos e das garotas. Concluiu-se que é essencial a problematização desses assuntos a partir de questões éticas e sociais que permitam que os/as adolescentes reflitam sobre seus relacionamentos entre pares, com a família, na comunidade, com responsabilidade, respeito e criticidade. E a educação escolar é parte central neste processo.pt
dc.description.abstractThis research aimed to understand how the "future project" regarding the socio-affective dimension is built by high school students in Portugal and in Brazil. The research was developed in three classes of three public schools in Coimbra, Portugal and also in two high school classes of a same style public school in Piracicaba, Brazil. The project was based on the concept of culture and adolescence as a cultural construction. The definition of future project was adopted in the above mentioned dimension characterized by defining affections, passions, as well as by the power of a human action as a possibility of becoming, being able to be affected by the other in a process of endless possibilities of creation and interlacing. Through questionnaires and focus groups with adolescents of both nationalities, it was possible to analyze their narratives about the future project on the socio-affective dimension; to get to know the speeches produced by them on issues regarding sexuality and gender; and to investigate their stories about relationships, gender relations and homosexuality questioning and reflecting the importance of discussing these subjects in the school context. The survey found out that most adolescents had projects for their future and considered marriage as the main future plan regarding the socio-affective dimension. Moreover, it pointed out the differences that permeate several boys’ and girls’ behaviors. It was concluded that the questioning of these issues from social and ethical questions that allow teenagers to reflect on their relationships among peers, in the community, with family, responsibility, respect, and criticality is essential. And education is central to this process.en
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.description.sponsorshipIdFAPESP: 2014/02224-6
dc.identifier.aleph000872010
dc.identifier.capes33004030079P2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/138283
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectProjeto de Futuropt
dc.subjectDimensão Sócio Afetivapt
dc.subjectAdolescentespt
dc.subjectSexualidadept
dc.subjectRelações de gêneropt
dc.subjectHomossexualidadespt
dc.subjectFuture Projecten
dc.subjectSocio-affective dimensionen
dc.subjectAdolescentsen
dc.subjectSexualityen
dc.subjectGender relationsen
dc.subjectSexual diversityen
dc.titleProjeto de Futuro na dimensão sócio afetiva: como se constroem as percepções de alunos(as) do Ensino Secundário em Portugal e do Ensino Médio no Brasilpt
dc.title.alternativeProject Future in socio affective dimension: how to build the perceptions of students Secondary Education in Portugal and high school in Brazilen
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.advisor.lattes5048619255003350[1]
unesp.advisor.orcid0000-0002-2903-4955[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramEducação Escolar - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaSexualidade, cultura e educação sexual.pt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
araujo_mf_me_arafcl.pdf
Tamanho:
1.7 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.06 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: