Contribuições do pensamento de Foucault a respeito da educação : algumas reflexões
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Tipo
Artigo
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A instituição escolar faz parte da produção de subjetividade do indivíduo, pois além de ser atravessada pela configuração social tem o papel de defini-lo, tanto pelo modo como se constituem as relações de poder entre seus atores sociais, quanto pela forma na qual concebe a aprendizagem e transmite o saber. O presente trabalho tem o intuito de apresentar algumas contribuições referenciadas pelo pensamento do filósofo francês Michel Foucault a respeito da escola, das práticas pedagógicas e da educação, trazendo, para tanto, discussões a respeito das formas de poder/saber exercidas no âmbito do “complexo educacional”, bem como outras considerações de estudiosos de Foucault e da educação a respeito de tais problemáticas.
Resumo (inglês)
The school also produces subjectivity because it is in operation in the current social configuration and have its role in the formation of knowledge and power between individuals. This paper aims to present some contributions of french philosopher Michel Foucault's thought about school, teaching practices and education. The Discussion about the forms of power and of knowledge in school will be arried out in this text, as well as contributions from scholars of Foucault and education.
Descrição
Palavras-chave
Foucault, Michel, 1926-1984, Educação, Disciplina
Idioma
Português


