Publicação: A arte como instrumento no processo da dimensão socioeducativa do trabalho profissional do Assistente Social na Política de Assistência Social
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Data
Orientador
Oliveira, Josiani Julião Alves de 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Franca - FCHS - Serviço Social
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O presente estudo tem como objetivo investigar a arte como instrumento na dimensão socioeducativa do trabalho do Assistente Social no contexto da Política de Assistência Social. Apresenta os perfis pedagógicos do trabalho do Assistente Social ao longo do desenvolvimento da profissão, realizando um debate teórico e crítico do processo histórico, conceitual e legal, bem como do contexto de consolidação da Política de Assistência Social e da conquista como direito. Trata-se de uma pesquisa descritiva, do tipo bibliográfica e documental, fazendo aproximações sobre a construção social e histórica da arte e o Serviço Social, levando-se em consideração a arte como linguagem da dimensão socioeducativa e a arte vista pelo PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) na Proteção Social Básica. Os resultados do estudo assinalaram a arte como ferramenta potencializadora para um trabalho educativo reflexivo e crítico, contribuindo para a construção de identidades. Este trabalho pretende contribuir para os estudos da categoria profissional, bem como, para estratégias dos profissionais para atuação nesses espaços, além de destacar a arte enquanto instrumento capaz de desenvolver a dimensão socioeducativa do Assistente Social de forma inovadora.
Resumo (inglês)
The present study aims to investigate the relationship of art as an instrument in the socio-educational dimension of the work of Social Workers in the context of Social Assistance Policy. It presents the pedagogical profiles of the Social Worker's work throughout the development of the profession, carrying out a theoretical and critical debate on the historical, conceptual and legal process, as well as the context of consolidation of the Social Assistance Policy and its achievement as a right. This is descriptive, bibliographic and documentary research, making approaches to the social and historical construction of art and its relationship with Social Service, taking into consideration art as a language of the socio-educational dimension and the art seen by PAIF (Protection and Comprehensive Family Assistance Service) in Basic Social Protection. The results of the study highlighted art as a tool that enhances reflective and critical educational work, contributing to the construction of identities. This work aims to contribute to studies of the professional category, as well as to professionals' strategies for working in these spaces, in addition to highlighting art as an instrument capable of developing the educational dimension of Social Workers in an innovative way.
Descrição
Palavras-chave
Dimensão Socioeducativa, Assistência Social, Arte, Serviço Social, Socio-educational Dimension, Social assistance, Art, Social service
Idioma
Português
Como citar
OLIVEIRA, Julia Paz; SILVA, Sabrina Santos. A arte como instrumento no processo da dimensão socioeducativa do trabalho profissional do Assistente Social na Política de Assistência Social. 2023. 61 f. TCC (Graduação) - Curso de Serviço Social, Universidade Estadual Paulista, Franca, 2023.