Logotipo do repositório
 

Publicação:
A arte como instrumento no processo da dimensão socioeducativa do trabalho profissional do Assistente Social na Política de Assistência Social

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Oliveira, Josiani Julião Alves de

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Franca - FCHS - Serviço Social

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O presente estudo tem como objetivo investigar a arte como instrumento na dimensão socioeducativa do trabalho do Assistente Social no contexto da Política de Assistência Social. Apresenta os perfis pedagógicos do trabalho do Assistente Social ao longo do desenvolvimento da profissão, realizando um debate teórico e crítico do processo histórico, conceitual e legal, bem como do contexto de consolidação da Política de Assistência Social e da conquista como direito. Trata-se de uma pesquisa descritiva, do tipo bibliográfica e documental, fazendo aproximações sobre a construção social e histórica da arte e o Serviço Social, levando-se em consideração a arte como linguagem da dimensão socioeducativa e a arte vista pelo PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) na Proteção Social Básica. Os resultados do estudo assinalaram a arte como ferramenta potencializadora para um trabalho educativo reflexivo e crítico, contribuindo para a construção de identidades. Este trabalho pretende contribuir para os estudos da categoria profissional, bem como, para estratégias dos profissionais para atuação nesses espaços, além de destacar a arte enquanto instrumento capaz de desenvolver a dimensão socioeducativa do Assistente Social de forma inovadora.

Resumo (inglês)

The present study aims to investigate the relationship of art as an instrument in the socio-educational dimension of the work of Social Workers in the context of Social Assistance Policy. It presents the pedagogical profiles of the Social Worker's work throughout the development of the profession, carrying out a theoretical and critical debate on the historical, conceptual and legal process, as well as the context of consolidation of the Social Assistance Policy and its achievement as a right. This is descriptive, bibliographic and documentary research, making approaches to the social and historical construction of art and its relationship with Social Service, taking into consideration art as a language of the socio-educational dimension and the art seen by PAIF (Protection and Comprehensive Family Assistance Service) in Basic Social Protection. The results of the study highlighted art as a tool that enhances reflective and critical educational work, contributing to the construction of identities. This work aims to contribute to studies of the professional category, as well as to professionals' strategies for working in these spaces, in addition to highlighting art as an instrument capable of developing the educational dimension of Social Workers in an innovative way.

Descrição

Palavras-chave

Dimensão Socioeducativa, Assistência Social, Arte, Serviço Social, Socio-educational Dimension, Social assistance, Art, Social service

Idioma

Português

Como citar

OLIVEIRA, Julia Paz; SILVA, Sabrina Santos. A arte como instrumento no processo da dimensão socioeducativa do trabalho profissional do Assistente Social na Política de Assistência Social. 2023. 61 f. TCC (Graduação) - Curso de Serviço Social, Universidade Estadual Paulista, Franca, 2023.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação