Publicação: LAR: Laboratório de Atividades Lúdico-Recreativas
dc.contributor.author | Mastroianni, Edelvira de Castro Quintanilha [UNESP] | |
dc.contributor.author | Bofi, Tânia Cristina [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2017-01-18T18:11:43Z | |
dc.date.available | 2017-01-18T18:11:43Z | |
dc.date.issued | 2003 | |
dc.description.abstract | O reconhecimento da importância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento infantil tem gerado muitos estudos sobre esse tema, ressaltando a importância das condições ambientais, para que se identifiquem, de forma adequada, os fatores que devem constituir os focos de intervenção em programas para o desenvolvimento da criança. A maioria das crianças que apresentam atraso em desenvolvimento cresceu. Por isso, considera-se que programas de intervenção criem condições para que a criança se desenvolva em todos os aspectos necessários ao seu desenvolvimento físico, motor, cognitivo, emocional, intelectual, preparando-a para o futuro, para ser responsável, para descobrir suas potencialidades e aprender a conviver com elas. O Laboratório de Atividades Lúdico-Recreativas atende crianças, na idade de 02 a 10 anos, da comunidade escolar prudentina, que apresentam deficiências psicomotoras associadas ou não a problemas de aprendizagem. Tem como objetivo avaliar os componentes que interferem no desenvolvimento da criança; oportunizar a participação em programas lúdico-recreativos relacionados à formação do indivíduo; criar condições para que ela se desenvolva emocional e intelectualmente e possibilitar mediante sessões monitoradas, superação das deficiências, dificuldades psicomotoras e intelectuais. Em nove meses de funcionamento, foram avaliadas 34 crianças, sendo que destas, 08 foram encaminhadas à tratamento psicológico e/ou fonoaudiológico, 21 crianças apresentaram defasagem em seu desenvolvimento psicomotor e dificuldades no aprendizado escolar, estando participando do programa e as demais não necessitaram de tratamento. São desenvolvidas atividades lúdico-recreativas em grupo e individual de acordo com as características apresentadas pelas crianças. Até o momento, todas apresentaram evolução satisfatória. O laboratório conta com a participação de alunos do Curso de Ed. Física e Fisioterapia, com desenvolvimento de quatro projetos de pesquisa relacionados à área. Além disso, este trabalho propiciou uma parceria com a Secretaria de Educação de Presidente Prudente. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente | |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Fisioterapia, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Fisioterapia, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente | |
dc.identifier | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude108.htm | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/148436 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | PROEX | |
dc.subject | Criança | pt |
dc.subject | Deficiência psicomotora | pt |
dc.subject | Ludicidade | pt |
dc.title | LAR: Laboratório de Atividades Lúdico-Recreativas | pt |
dc.type | Resumo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente | pt |
unesp.department | Educação Física - FCT | pt |
unesp.department | Fisioterapia - FCT | pt |