Logotipo do repositório
 

Publicação:
A contribuição dos estudos sobre grupos escolares para a historiografia da educação brasileira: reflexões para debate

dc.contributor.authorSouza-chaloba, Rosa Fátima De
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2019-10-03T17:31:54Z
dc.date.available2019-10-03T17:31:54Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractAbstract: This article introduces reflections on the contribution of studies on school groups to the writing of the History of Education in Brazil. The paper argues that historical research on the subject over the last two decades has instituted and disseminated categories of analysis, collaborated to advance knowledge, and helped to consolidate new research objects. The first part discusses the emergence of school groups as an object of historical research, marking the theoretical frameworks that have guided production. The second part provides an analysis of the progression of comparative initiatives carried out involving several research groups and researchers providing thematic displacements and new interpretations built on the history of elementary school in Brazil.en
dc.description.abstractResumen: Este artículo presenta reflexiones acerca de la contribución de los estudios sobre grupos escolares para la escritura de la Historia de la Educación en Brasil. El texto sostiene que las investigaciones históricas realizadas sobre el tema en las dos últimas décadas instituyeron y diseminaron categorías de análisis, colaboraron para el avance del conocimiento y ayudaron a consolidar nuevos objetos de investigación. En la primera parte se discute el surgimiento de los grupos escolares como objeto de investigación histórica señalando las matrices teóricas que han orientado la producción. A continuación se analiza el recorrido de las iniciativas de comparación llevadas a cabo involucrando diversos grupos de investigación e investigadores, propiciando desplazamientos temáticos y nuevas interpretaciones construidas acerca de la historia de la escuela primaria en Brasil.es
dc.description.abstractResumo: Este artigo apresenta reflexões acerca da contribuição dos estudos sobre grupos escolares para a escrita da história da educação no Brasil. O texto sustenta que as pesquisas históricas realizadas sobre o tema nas duas últimas décadas instituíram e disseminaram categorias de análise, colaboraram para o avanço do conhecimento e ajudaram a consolidar novos objetos de pesquisa. Na primeira parte discute-se a emergência dos grupos escolares como objeto de pesquisa histórica, assinalando-se as matrizes teóricas que têm norteado a produção. Na sequência é analisado o percurso das iniciativas de comparação levadas a termo envolvendo diversos grupos de pesquisa e investigadores propiciando deslocamentos temáticos e novas interpretações construídas sobre a história da escola primária no Brasil.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista
dc.format.extent-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.4025/rbhe.v19.2019.e063
dc.identifier.citationRevista Brasileira de História da Educação. Sociedade Brasileira de História da Educação, v. 19, p. -, 2019.
dc.identifier.doi10.4025/rbhe.v19.2019.e063
dc.identifier.fileS2238-00942019000100504.pdf
dc.identifier.issn2238-0094
dc.identifier.scieloS2238-00942019000100504
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/183840
dc.language.isopor
dc.publisherSociedade Brasileira de História da Educação
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de História da Educação
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectschool groupsen
dc.subjecthistory of educationen
dc.subjectelementary schoolen
dc.subjectgrupos escolarespt
dc.subjecthistória da educaçãopt
dc.subjectescola primária.pt
dc.titleA contribuição dos estudos sobre grupos escolares para a historiografia da educação brasileira: reflexões para debatept
dc.title.alternativeThe contribution of Studies on School Groups to the Historiography of Brazilian Education: reflections for debateen
dc.title.alternativeLa Contribución de los Estudios sobre Grupos Escolares para la Historiografía de la Educación Brasileña: reflexiones para debatees
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S2238-00942019000100504.pdf
Tamanho:
326.57 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Coleções