Logotipo do repositório
 

Publicação:
Indumentárias de orixás: arte, mito e moda no rito afro-brasileiro

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Souza, Marina de Mello e
Monteiro, Marianna Francisca Martins

Coorientador

Pós-graduação

Artes - IA

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A pesquisa destina-se a analisar as indumentárias dos òrìṣà no que se refere à tradição ketu dos nàgô-iyorùbá, povos da atual Nigéria, trazidos para o Brasil no período colonial. No século XIX, houve ascensão desse grupo, com a fundação e fortalecimento dos terreiros de nação ketu no espaço urbano, nos quais se realizavam rituais de iniciação e festas públicas – culto às divindades veneráveis – os òrìṣà. Com isso, assisti-se à criação de uma possível tradição inventada e reinventada em diálogo com o novo mundo, devido à assimilação de trajes europeus e africanos em solo brasileiro. Dessa maneira, partimos da hipótese de que a indumentária, como prolongamento da cultura, corporeidade e expressão da religiosidade negra e afro-brasileira, é constitutiva da experiência social e da vivência religiosa desenvolvidas pelos adeptos do candomblé ketu no espaço urbano. Pesquisar as indumentárias implica analisar e refletir sobre estéticas negras e afro-brasileiras na diáspora por meio do vestuário. Ao priorizarmos a dimensão estética das indumentárias dos òrìṣà nàgô-iyorùbá, temos como pressupostos que estas, assim como os adornos e joias, excedem a função de enfeitar, cobrir, proteger o corpo, extrapolando o sentido de beleza, exercendo funções importantes na dimensão social, litúrgica, ritual e mitológica dos òrìṣà, nos terreiros de candomblé de ketu e expandindo-se para além deles.

Resumo (espanhol)

La investigación tiene como objetivo analizar el vestuario de los òrìṣà, en términos de la tradición ketu de los nàgô-iyorùbá, pueblos de la actual Nigeria, traídos a Brasil en el período colonial. En el siglo XIX, se produjo un auge de este grupo, con la fundación y fortalecimiento de los terreiros de la nación ketu, en el espacio urbano, en el que se realizaban rituales de iniciación y fiestas públicas - culto a venerables deidades - el òrìṣà. Con esto, asistimos a la creación de una posible tradición inventada y reinventada en diálogo con el nuevo mundo, debido a la asimilación de los trajes europeos y africanos en suelo brasileño. Así, partimos de la hipótesis de que la vestimenta, como extensión de la cultura, corporeidad y expresión de la religiosidad negra y afrobrasileña, es constitutiva de la experiencia social y religiosa desarrollada por los seguidores de ketu candomblé en el espacio urbano. Investigar la ropa implica analizar y reflexionar sobre la estética negra y afrobrasileña en la diáspora a través de la ropa. Al priorizar la dimensión estética de la ropa òrìṣà nàgô-iyorùbá, asumimos que estas, al igual que los adornos y joyas, superan la función de decorar, cubrir, proteger el cuerpo, extrapolar el sentido estético de la belleza, desempeñar funciones importantes en lo social, dimensión litúrgica, ritual y mitológica del òrìṣà, en el candomblé terreiros de ketu y expandiéndose más allá.

Descrição

Palavras-chave

Indumentárias de orixás, Vestuário de candomblé, Trajes negros, Vestimentas negras religiosas, Indumentárias do candomblé de ketu

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação