Logotipo do repositório
 

Publicação:
Projeto de extensão universitária: teoria histórico-cultural respaldando a inclusão de crianças deficientes ou com dificuldades de aprendizagem escolar

dc.contributor.authorPonce, Rosiane de Fátima [UNESP]
dc.contributor.authorViotto Filho, Irineu Aliprando Tuim [UNESP]
dc.contributor.authorNascimento, Ariana Aparecida [UNESP]
dc.contributor.authorFélix, Tatiane da Silva Pires [UNESP]
dc.contributor.authorBezerra, Janaina [UNESP]
dc.contributor.authorNunes, Rodrigo Lima [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:26Z
dc.date.available2016-07-19T13:00:26Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractEste artigo dispõe-se a discutir a atividade do brincar como possibilidade educativa essencial para a inclusão e interação de crianças deficientes e crianças com dificuldades de aprendizagem. É realizado pelos membros do GEIPEE (Grupo de Estudos, Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar e Especial), junto ao LAR (Laboratório de Atividades Ludo-recreativas) da FCT/UNESP-Presidente Prudente. O referencial teórico-filosófico que apoiamos para discutir o processo de desenvolvimento dos sujeitos aporta-se na Teoria histórico-cultural e da Pedagogia histórico-crítica tendo como base o método materialista histórico dialético. Os sujeitos participantes do Projeto são crianças na faixa etária de 05 a 11 anos e que frequentam escolas públicas da cidade de Presidente Prudente/SP as quais, semanalmente, participam de um Programa de Intervenção Psicomotora (PIP) nas dependências do LAR. Também os pais das crianças, assim como seus professores, também participam de forma indireta do trabalho. Nesse sentido, ao proporcionar condições diferenciadas a partir de atividades ludo-educativas e inclusivas, para que todos os sujeitos participantes, principalmente as crianças, encontrem condições de desenvolvimento na busca de superação de suas dificuldades, sejam elas sociais e/ou escolares, inatas ou adquiridas, no sentido de avançarem no seu processo de desenvolvimento pela via do trabalho educativo humanizador.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente
dc.format.extent8697-8708
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8697-8708
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-8697-8708.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.lattes1174965025379986
dc.identifier.orcid0000-0001-7138-3086
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141782
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectInclusão social e educacional de criançaspt
dc.subjectAtividades ludo-educativapt
dc.titleProjeto de extensão universitária: teoria histórico-cultural respaldando a inclusão de crianças deficientes ou com dificuldades de aprendizagem escolarpt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes1174965025379986[1]
unesp.author.orcid0000-0001-7138-3086[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.departmentEducação - FCTpt
unesp.departmentEducação Física - FCTpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2357-7819-2014-8697-8708.pdf
Tamanho:
562.27 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format