Logotipo do repositório
 

Publicação:
Uma proposta de aperfeiçoamento do PNLD como política pública: o livro didático como capital cultural do aluno/família

dc.contributor.authorDi Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini [UNESP]
dc.contributor.authorMilitão, Silvio Cesar Nunes [UNESP]
dc.contributor.authorMilitão, Andréia Nunes [UNESP]
dc.contributor.authorPerboni, Fabio [UNESP]
dc.contributor.authorRamos, Regina Célia [UNESP]
dc.contributor.authorLima, Vanda Moreira Machado [UNESP]
dc.contributor.authorLeite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)
dc.date.accessioned2018-12-11T16:56:42Z
dc.date.accessioned2015-02-02T12:39:42Z
dc.date.available2018-12-11T16:56:42Z
dc.date.available2015-02-02T12:39:42Z
dc.date.issued2014-12-01
dc.description.abstractThe article discusses an important dimension of education today and points out suggestions for the improvement of the National Textbook Program (PNLD), considering its importance to the improvement of the quality of Brazilian education. The methodological procedures adopted for the preparation of this work are made up of bibliographic and documentary research, a questionnaire with 36 teachers of the early years of elementary education in a municipal education network in the State of São Paulo. We argue that PNLD can constitute an element for increasing the cultural capital of students, especially the weaker sections of society, who, in general, do not have access to books, and that it can be a relevant teaching resource in the pedagogical work of teachers. We propose, through critical analysis, that the PNLD distributes, to every basic education student, textbooks that really belong to them.en
dc.description.abstractO artigo problematiza uma importante dimensão da educação na atualidade e aponta sugestões para o aperfeiçoamento do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), considerando sua importância para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Os procedimentos metodológicos adotados para a elaboração deste trabalho constituem-se de pesquisa bibliográfica e documental, aplicação de questionário junto a 36 professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma rede municipal de educação no interior do Estado de São Paulo. Defendemos que o PNLD pode constituir-se num elemento para a ampliação do capital cultural dos alunos, em especial, das camadas mais desfavorecidas da sociedade que, de modo geral, não têm acesso a livros, além de relevante recurso didático no trabalho pedagógico dos professores. Propomos, mediante análise crítica, que o PNLD distribua livros didáticos consumíveis a todos os alunos da educação básica.pt
dc.description.abstractEl artículo se propone discutir la necesidad de reformular el Programa Nacional de Libros de Texto (PNLD) en Brasil, considerándolo un elemento que contribuye para la expansión del capital cultural de los estudiantes, especialmente de los más desfavorecidos y, por ende, mejorar la calidad de la educación brasileña. Los procedimientos metodológicos adoptados en la elaboración de este trabajo se componen de investigación bibliográfica y documental, un cuestionario aplicado a 36 docentes del primer ciclo de la educación primaria en una red municipal de educación en el Estado de San Pablo. Argumentamos que el PNLD puede aumentar el capital cultural de los estudiantes, especialmente de los sectores más desamparados de la sociedad, que, en general, no tienen acceso a los libros, y también puede ser importante como recurso didáctico en el trabajo pedagógico de los docentes. Además de recuperar la discusión de la adopción del libro de texto, este trabajo aboga por cambios en el PNLD, proponiendo que todos los estudiantes de la educación Básica comiencen a recibir sus libros.es
dc.description.affiliationFCT/UNESP
dc.description.affiliationDepartamento de Educação da FCT/UNESP
dc.description.affiliationFFC/UNESP
dc.description.affiliationFHDSS/UNESP
dc.description.affiliationFCT/UNESP, Bolsista FAPESP
dc.description.affiliationFaculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados FAED/UFGD
dc.description.affiliationDepartamento de Matemática, FCT/UNESP
dc.description.affiliationFE/USP
dc.description.affiliationUnespFCT/UNESP
dc.description.affiliationUnespDepartamento de Educação da FCT/UNESP
dc.description.affiliationUnespFFC/UNESP
dc.description.affiliationUnespFHDSS/UNESP
dc.description.affiliationUnespFCT/UNESP, Bolsista FAPESP
dc.description.affiliationUnespDepartamento de Matemática, FCT/UNESP
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent1027-1056
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362014000400008
dc.identifier.citationEnsaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Fundação CESGRANRIO, v. 22, n. 85, p. 1027-1056, 2014.
dc.identifier.fileS0104-40362014000400008.pdf
dc.identifier.issn1809-4465
dc.identifier.issn0104-4036
dc.identifier.lattes7340016437698240
dc.identifier.lattes9057705430758200
dc.identifier.lattes4339807008555214
dc.identifier.lattes0726613122380281
dc.identifier.scieloS0104-40362014000400008
dc.identifier.scopus2-s2.0-84910621035
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/180464
dc.language.isopor
dc.publisherFundação CESGRANRIO
dc.relation.ispartofEnsaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
dc.relation.ispartofsjr0,254
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceScopus
dc.sourceSciELO
dc.subjectLivro Didáticopt
dc.subjectPNLDpt
dc.subjectPolíticas Públicaspt
dc.subjectCapital Culturalpt
dc.subjectTextbooken
dc.subjectPNLDen
dc.subjectPublic Policyen
dc.subjectCultural Capitalen
dc.titleUma proposta de aperfeiçoamento do PNLD como política pública: o livro didático como capital cultural do aluno/famíliapt
dc.title.alternativeUna propuesta para mejorar el PNLD como política pública: el libro de texto como capital cultural del estudiante/familiaes
dc.title.alternativeA proposal for improving the PNLD as public policy: the textbook as the cultural capital of the student/familyen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes7340016437698240
unesp.author.lattes9057705430758200
unesp.author.lattes4339807008555214
unesp.author.lattes0726613122380281[5]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.departmentEducação - FCTpt
unesp.departmentMatemática e Computação - FCTpt

Arquivos