Publicação: As concepções infantis sobre a escrita reveladas em ditados e textos redigidos a partir de leituras feitas pelo professor
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Micotti, Maria Cecília de Oliveira 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Pedagogia - IBRC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
A leitura e a escrita assumem papel fundamental na vida em sociedade. Em busca de meios para permitir igualdade de condições de ensino, mudanças curriculares têm sido feitas nas escolas públicas do Estado de São Paulo. Hoje, com a obrigatoriedade do Ensino Fundamental, as escolas públicas se deparam com uma dificuldade: grande diversidade de alunos, difícil de ser atendida plenamente. Esta dificuldade manifesta-se no processo de alfabetização. Cada aluno possui mecanismos próprios de aprendizagem, mas muitas vezes, em meio às circunstâncias, eles são tratados da mesma forma, como iguais. Como parte do projeto Bolsa Escola Pública e Universidade na Alfabetização, esta pesquisa focaliza as produções de 23 alunos matriculados no segundo ano de uma escola estadual para comparar a escrita apresentada pelas crianças em ditados, e em textos por elas produzidos a partir de histórias lidas.
Descrição
Palavras-chave
Leitura (Ensino fundamental), Psicologia da aprendizagem, Crianças - Escrita, Alfabetização, Textos infantis
Idioma
Português
Como citar
FERNANDES, Karina. As concepções infantis sobre a escrita reveladas em ditados e textos redigidos a partir de leituras feitas pelo professor. 2010. 26 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.