A sociedade da informação e as tecnologias: a nova geração de alunos e professores e as ferramentas digitais - uma aplicação no ensino de geografia
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Carvalho, Maria Bernadete Sarti da Silva 

Coorientador
Bortolin, Bianca Caroline
Pós-graduação
Curso de graduação
Rio Claro - IGCE - Geografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Neste trabalho, exploramos o impacto da Sociedade da Informação e das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na educação, com foco na geração de nativos digitais e na importância do papel do professor. A Sociedade da Informação trouxe mudanças significativas na forma como os indivíduos acessam e processam informações. Os nativos digitais, crescidos imersos na tecnologia, possuem características de aprendizado únicas, como a capacidade de multitarefa e uma preferência por conteúdos multimídia. O professor desempenha um papel essencial na transformação de informações em conhecimento científico. Ferramentas digitais, como o YouTube, Google Apresentações, Canva, Google Maps, Google Earth, Kahoot!, e as Simulações Interativas PhET, podem ser aproveitadas para enriquecer as aulas de Geografia, tornando o aprendizado mais dinâmico e interativo. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também oferece recursos valiosos para o ensino de Geografia. Em resumo, a integração eficaz das TDIC nas aulas de Geografia não apenas facilita o aprendizado, mas também permite que os alunos se conectem com os conceitos geográficos e estejam preparados para um mundo cada vez mais baseado em informações e interconectado.
Resumo (inglês)
In this paper, we explore the impact of the Information Society and Digital Information and Communication Technologies (TDIC) on education, focusing on the generation of digital natives and the importance of the teacher's role. The Information Society has brought significant changes in how individuals access and process information. Digital natives, who have grown up immersed in technology, possess unique learning characteristics such as multitasking ability and a preference for multimedia content. The teacher plays an essential role in transforming information into scientific knowledge. Digital tools, such as YouTube, Google Presentations, Canva, Google Maps, Google Earth, Kahoot!, and PhET Interactive Simulations, can be utilized to enrich Geography lessons, making learning more dynamic and interactive. The Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) also offers valuable resources for Geography education. In summary, the effective integration of TDIC into Geography classes not only facilitates learning but also allows students to connect with geographic concepts and be prepared for an increasingly information-based and interconnected world.
Descrição
Palavras-chave
TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação), Nativos digitais, Geografia digital, DITC (Digital Information and Communication Technologies), Digital natives, Digital geography
Idioma
Português

