Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

A sociedade da informação e as tecnologias: a nova geração de alunos e professores e as ferramentas digitais - uma aplicação no ensino de geografia

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Carvalho, Maria Bernadete Sarti da Silva

Coorientador

Bortolin, Bianca Caroline

Pós-graduação

Curso de graduação

Rio Claro - IGCE - Geografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Neste trabalho, exploramos o impacto da Sociedade da Informação e das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na educação, com foco na geração de nativos digitais e na importância do papel do professor. A Sociedade da Informação trouxe mudanças significativas na forma como os indivíduos acessam e processam informações. Os nativos digitais, crescidos imersos na tecnologia, possuem características de aprendizado únicas, como a capacidade de multitarefa e uma preferência por conteúdos multimídia. O professor desempenha um papel essencial na transformação de informações em conhecimento científico. Ferramentas digitais, como o YouTube, Google Apresentações, Canva, Google Maps, Google Earth, Kahoot!, e as Simulações Interativas PhET, podem ser aproveitadas para enriquecer as aulas de Geografia, tornando o aprendizado mais dinâmico e interativo. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também oferece recursos valiosos para o ensino de Geografia. Em resumo, a integração eficaz das TDIC nas aulas de Geografia não apenas facilita o aprendizado, mas também permite que os alunos se conectem com os conceitos geográficos e estejam preparados para um mundo cada vez mais baseado em informações e interconectado.

Resumo (inglês)

In this paper, we explore the impact of the Information Society and Digital Information and Communication Technologies (TDIC) on education, focusing on the generation of digital natives and the importance of the teacher's role. The Information Society has brought significant changes in how individuals access and process information. Digital natives, who have grown up immersed in technology, possess unique learning characteristics such as multitasking ability and a preference for multimedia content. The teacher plays an essential role in transforming information into scientific knowledge. Digital tools, such as YouTube, Google Presentations, Canva, Google Maps, Google Earth, Kahoot!, and PhET Interactive Simulations, can be utilized to enrich Geography lessons, making learning more dynamic and interactive. The Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) also offers valuable resources for Geography education. In summary, the effective integration of TDIC into Geography classes not only facilitates learning but also allows students to connect with geographic concepts and be prepared for an increasingly information-based and interconnected world.

Descrição

Palavras-chave

TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação), Nativos digitais, Geografia digital, DITC (Digital Information and Communication Technologies), Digital natives, Digital geography

Idioma

Português

Citação

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação