Proposta e aplicação de um jogo didático multimodal para o ensino-aprendizagem de número atômico, número de massa e massa molecular
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Cabral, Patrícia Fernanda de Oliveira 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Bauru - FC - Química
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
São apresentadas neste trabalho a proposta e aplicação de um jogo didático multimodal, denominado RQ – Registro Químico, para o ensino-aprendizagem de número atômico, número de massa e massa molecular. A pesquisa é um estudo de caso, que aborda a utilização do jogo didático multimodal no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos de Química para alunos da 1ª série do Ensino Médio de uma escola de rede particular. Tem-se como objetivo principal investigar a aplicabilidade de uma proposta de intervenção didática para o ensino-aprendizagem dos conteúdos de número atômico, número de massa e massa molecular, com a utilização de jogo didático multimodal, pautando-se na justificativa de que os alunos enfrentam dificuldades no processo de ensino-aprendizagem devido ao alto nível de abstração dos conteúdos de Química. Assim, optou-se pela aplicação desta intervenção didática utilizando analogias e ensino contextualizado, atrelada à abordagem CTSA. A pesquisa teve como principal meio de coleta de dados os formulários online, utilizados durante a aula. A intervenção didática ocorreu em três salas da 1ª série do Ensino Médio, em aulas duplas de uma disciplina nomeada “Projetos”. Os resultados obtidos foram analisados qualitativamente e discutidos com base no referencial teórico sobre jogos no Ensino de Química e dificuldades de ensino-aprendizagem. Dentro do contexto em que a pesquisa se insere, os resultados obtidos se apresentam de forma positiva, pois, de acordo com as respostas dos alunos identificou-se um processo fluido e divertido. Os alunos apresentaram uma boa compreensão dos conteúdos trabalhados e dos contextos apresentados pelas frases e discussões atreladas à abordagem CTSA, e com o levantamento teórico, o material da intervenção se caracteriza como jogo didático, o qual apresenta elementos da semiótica da multimodalidade. Como resultado da aplicação, destaca-se que o jogo didático multimodal proporcionou um momento de aprendizado mais dinâmico aos alunos que participaram da aula. O trabalho contribui para a área de pesquisa em Ensino de Química, pois, devido à falta de material didático com abordagens diferentes do ensino tradicional disponíveis atualmente, utiliza em conjunto aspectos semióticos da multimodalidade e da abordagem CTSA, permitindo um processo de ensino-aprendizagem contextualizado para o aluno, o aproximando do conhecimento histórico científico e proporcionando a compreensão dos conceitos primordiais da Química.
Resumo (inglês)
This work presents the proposal and application of a multimodal didactic game, called RQ – Chemical Record, for teaching and learning about atomic number, mass number, and molecular mass. The research is a case study that addresses the use of the multimodal didactic game in the teaching-learning process of Chemistry content for 1st-year high school students at a private school. The main objective is to investigate the applicability of a didactic intervention proposal for teaching and learning the content of atomic number, mass number, and molecular mass, using a multimodal didactic game, based on the justification that students face difficulties in the teaching-learning process due to the high level of abstraction in Chemistry content. Thus, it was decided to apply this didactic intervention using analogies and contextualized teaching, linked to the CTSA approach. The research primarily used online forms as a means of data collection, which were utilized during the class. The didactic intervention took place in three classrooms of the 1st year of High School, during double classes of a subject named 'Projects'. The results obtained were analyzed qualitatively and discussed based on the theoretical framework regarding games in Chemistry Education and teaching-learning difficulties. Within the context in which the research is inserted, the results obtained are positive, as according to the students' responses a fluid and fun process was identified. The students showed a good understanding of the contents worked on and the contexts presented by the phrases and discussions linked to the CTSA approach, and with the theoretical survey, the material of the intervention is characterized as a didactic game, which presents elements of the semiotics of multimodality. As a result of the application, it stands out that the multimodal didactic game provided a more dynamic learning moment for the students who participated in the class. The work contributes to the field of research in Chemistry Education, as, due to the lack of teaching materials with different approaches from the traditional teaching currently available, it combines semiotic aspects of multimodality and the CTSA approach, allowing for a contextualized teaching-learning process for the student, bringing them closer to historical scientific knowledge and providing an understanding of the fundamental concepts of Chemistry.
Descrição
Palavras-chave
Intervenção didática, Ensino de química, Jogos, Número de massa, Massa molecular, Número atômico, Ensino contextualizado, Didactic intervention, Chemistry teaching, Molar mass, Atomic number
Idioma
Português
Citação
MALDONADO, Giulya Crepaldi. Proposta e aplicação de um jogo didático multimodal para o ensino-aprendizagem de número atômico, número de massa e massa molecular. 2025. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.

