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Publicação:
Aprender versus ensinar: Charles Sanders Peirce e a universidade americana do final do século XIX

dc.contributor.authorSilveira, Lauro Frederico Barbosa da [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T15:11:53Z
dc.date.available2014-05-20T15:11:53Z
dc.date.issued1982-12-01
dc.description.abstractA produção científica e filosófica de Charles Sanders PEIRCE (1839-1914), exigindo como critério para o trabalho intelectual e para a conduta da vida do pensador o absoluto rigor na construção dos conceitos e a estrita verificação experimental, teve por conseqüência desvincular o trabalho científico e filosófico de qualquer função apologética. A afirmação de que todo conhecimento do mundo da experiência e mesmo daquele elaborado pela matemática é intrinsecamente provável e falível se opôs a todo e qualquer dogmatismo e mesmo ao a priori de tradição Kantiana. O interesse pela teoria evolucionista e a coerência inabalável da filosofia e das atitudes de PEIRCE, como professor e pesquisador, encontraram profunda resistência no meio universitário e editorial de seu tempo. Num momento de grave crise na Universidade norte-americana, decorrente das transformações econômicas e políticas ocorridas com a guerra da Secessão (1861-1865), o posicionamento de PEIRCE contribuiu muito provavelmente para sua demissão como professor das Universidades de Harvard e de John Hopkins; para dificultar a publicação de seus escritos e para seu total isolamento nos últimos anos de vida.pt
dc.description.abstractFor Charles Sanders Peirce (1838-1914), the criterion for the intellectual work and for the conduct of the life of a thinker was absolute rigor in the construction of concepts and strict experimental verification - this outlook caused a complete separation of scientific and philosophical work from any apologetic function. The view that all knowledge of the world of experience and even the knowledge elaborated by Mathematics is intrinsically probable and fallible opposed every and any dogmatism and even the a priori of the Kantian tradition. The interest for the evolutionary theory and the unshakable coherence of Pierce's philosophy and attitudes as a professor and a researcher arose strong resistance in the university and editorial world of his time. At a time of serious crises in the North-American university which came as a consequence of the political and economic developments after the Civil War (1861-1965), Peirce's firm position certainly brought about his dismissal from Harvard and John Hopkins Universities, as it also made it difficult for him to publish and it also contributed to his total isolation in the last years of his life.en
dc.description.affiliationUNESP Faculdade de Educação, Ciências Sociais e da Documentação Departamento de Filosofia
dc.description.affiliationUnespUNESP Faculdade de Educação, Ciências Sociais e da Documentação Departamento de Filosofia
dc.format.extent77-84
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-31731982000100006
dc.identifier.citationTrans/Form/Ação. Universidade Estadual Paulista, Departamento de Filosofia , v. 5, p. 77-84, 1982.
dc.identifier.doi10.1590/S0101-31731982000100006
dc.identifier.fileS0101-31731982000100006.pdf
dc.identifier.issn0101-3173
dc.identifier.lattes8037309525654386
dc.identifier.scieloS0101-31731982000100006
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/28192
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Departamento de Filosofia
dc.relation.ispartofTrans/Form/Ação
dc.relation.ispartofsjr0,100
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectCharles Sanders PEIRCEpt
dc.subjectUniversidade de Harvardpt
dc.subjectUniversidade de John Hopkinspt
dc.subjectMorrill Actpt
dc.subjectThomas Huxeypt
dc.subjectpragmatismopt
dc.subjectfalibilismopt
dc.subjectevolucionismopt
dc.subjectfilosofiapt
dc.subjectensino universitáriopt
dc.subjectCharles Sanders PEIRCEen
dc.subjectHarvard Universityen
dc.subjectJohn Hopkins Universityen
dc.subjectMorrill Acten
dc.subjectThomas Huxeyen
dc.subjectpragmatismen
dc.subjectfallibilityen
dc.subjectevolucionismen
dc.subjectphilosophyen
dc.subjectuniversity teachingen
dc.titleAprender versus ensinar: Charles Sanders Peirce e a universidade americana do final do século XIXpt
dc.title.alternativeLearning versus teaching: Charles Sanders Peirce and the american university at the end of the XIX centuryen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes8037309525654386
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentFilosofia - FFCpt

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