Publicação: Artegeo: uma proposta de atividade interdisciplinar
dc.contributor.author | Neves, Aniceh Farah [UNESP] | |
dc.contributor.author | Nascimento, Roberto Alcarria do [UNESP] | |
dc.contributor.author | Giunta, Maria Antonia Benutti [UNESP] | |
dc.contributor.author | Gonçalves, Solange Maria Leão [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2017-01-18T18:12:23Z | |
dc.date.available | 2017-01-18T18:12:23Z | |
dc.date.issued | 2003 | |
dc.description.abstract | Introdução: A geometria euclidiana, ensinada nos níveis básicos de escolarização, costuma partir de um modelo de raciocínio dedutivo, repleto de abstrações e de construções mecanicamente memorizadas, compartimentadas, que não resultam das experiências do aluno. Esse tipo de aprendizagem tende à formação de atitudes negativas para com as formas e conteúdos geométricos. Objetivos: A proposta objetiva oferecer subsídios ao professor do ensino fundamental de Matemática e Educação Artística para trabalhar com a geometria sob o enfoque das transformações, buscando superar as deficiências encontradas nesse nível de ensino. Articulada com os Parâmetros Curriculares, pauta-se no paradigma da interdisciplinaridade, ao contemplar a integração Arte/Ciência/Tecnologia. Métodos: A experiência consta de quatro oficinas teórico-práticas, durante o ano de 2002, nas quais, uma média de 40 professores de Educação Artística e Matemática de 5ª a 8ª séries da rede pública estadual do município de Bauru e região, vivenciam experiências com uma nova abordagem da geometria. Duas das escolas participantes do projeto recebem acompanhamento direto na sala de aula, explorando esse novo procedimento metodológico com os alunos. O projeto é assessorado por docentes e alunos bolsistas nas áreas de geometria, arte e informática. Resultados: Proposta em andamento, cujos resultados esperados são: mudança de atitudes de professores e alunos em relação à geometria; incorporação de novas tecnologias ao ensino e postura didática mais aberta ao trabalho interdisciplinar. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), Departamento de Artes e Representação gráfica, Bauru, SP | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), Departamento de Artes e Representação gráfica, Bauru, SP | |
dc.identifier | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ31.htm | |
dc.identifier.lattes | 4651595631518025 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/148502 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | PROEX | |
dc.title | Artegeo: uma proposta de atividade interdisciplinar | pt |
dc.type | Resumo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 4651595631518025 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Bauru | pt |
unesp.department | Artes e Representação Gráfica - FAAC | pt |