Publicação: Metodologias ativas e o desenvolvimento de habilidades e competências: estratégias para um ensino contextualizado
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Mello, Denise Fernandes de 

Coorientador
Pós-graduação
Docência para a Educação Básica - FC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A sociedade vive hoje em um cenário digital, global, imprevisível e complexo. O mundo, as relações sociais e o mercado de trabalho se modificam constantemente e essas características afetam diretamente o contexto escolar, exigindo inúmeras adaptações. Pesquisadores de diferentes áreas acreditam que somente uma formação integral do aluno poderá prepará-los para os desafios deste século e isso inclui a busca por novas estratégias de ensino que possam desenvolver novas habilidades e competências, em um processo de ensino-aprendizagem que contemple as dimensões cognitivas, sociais e emocionais. Neste contexto, este estudo propôs desenvolver, analisar e avaliar um conjunto de atividades pedagógicas, baseadas em metodologias ativas, visando contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais dos alunos. O produto educacional proposto é um ebook com histórias do cotidiano dos alunos, que propiciam o diálogo e a reflexão, favorecendo tomadas de decisões responsáveis e bem sucedidas. A pesquisa foi realizada com alunos do 5º ano do ensino fundamental de um colégio particular do interior paulista, e estruturada em três etapas de desenvolvimento: aplicação de atividades diagnósticas, implantação de estratégias de acolhimento e intervenções utilizando metodologias ativas. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários com perguntas abertas; e a análise dos dados foi feita utilizando análise de conteúdo. Nossos resultados mostraram que o uso de estratégias de ensino com base em metodologias ativas em conjunto com avaliações diagnósticas impactaram em postura autônoma e protagonista dos alunos, com uma evolução positiva nas relações interpessoais destes, onde habilidades como respeito, colaboração e empatia foram desenvolvidas, culminando, inclusive, em uma ressignificação dos conteúdos abordados e melhora no desempenho acadêmico.
Resumo (inglês)
Our society nowadays lives in a digital, global, unpredictable and complex scenario. The world and the labor market constantly change and these features affect directly the school setting, demanding several adaptations. Researchers from different areas believe that only a full student education can prepare them for this century challenges and this includes the search for new strategies of teaching which can develop new abilities and skills, in a teaching process that contemplates the cognitive, social and emotional dimensions. In this context, this study proposes evaluate the impact of the use of teaching strategies based on active methodologies, involving disciplinary knowledges and personal interests in the development of skills and socio-emotional competences. The proposed educational product is an ebook with histories of the students daily lives, which provides dialogue and reflection, favoring responsible and successful decision makings. The intervention was carried out among 5th grade elementary school students in a private school in the paulista inland and structured in three stages of the development: the appliance of diagnostic activities, implementation of welcoming strategies and interventions using active methodologies. The collection of data was carried out through questionnaires with open questions, and the analysis of the data was made by using analysis of the content. Our results confirmed that the use of teaching strategies based on active methodologies together with diagnostic evaluations, impacted in an autonomous and protagonist posture of the students, with a positive evolution in their interpersonal relationships, where skills such as respect, collaboration and empathy were developed culminating in a ressignification of the contents discussed and improvement in the academic performance.
Descrição
Palavras-chave
Aprendizagem emocional, Competências, Estratégias de ensino, Habilidades, Metodologias ativas, Emotional learning, Competences, Learning strategies, Abilities, Active methodologies
Idioma
Português