Logotipo do repositório
 

Publicação:
A influência da prática da Ginástica para Todos na formação de universitários/as

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Bento-Soares, Daniela

Coorientador

Bortoletto, Leonardo Rebelato

Pós-graduação

Curso de graduação

Rio Claro - IB - Educação Física

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A Ginástica para Todos (GPT) é uma prática gímnica essencialmente não competitiva, cujo propósito demonstrativo consiste em composições coreográficas construídas de forma coletiva e colaborativa, baseadas nos elementos das Ginásticas. Seus grupos podem ser formados por participantes com as mais diferentes características e construídos em diversos contextos, entre os quais o ambiente universitário, o que caracteriza o Grupo Ginástico Unesp (GGUnesp), da Unesp Rio Claro, o objeto de estudo deste trabalho. O GGUnesp teve início em 2011, sob a coordenação das docentes Laurita Marconi Schiavon e Silvia Deustch; desde então, reúne estudantes de Graduação, Pós-Graduação e pessoas da comunidade externa à Unesp para encontros de GPT. O objetivo geral dessa pesquisa foi investigar de que forma a participação no GGUnesp influencia e/ou proporciona oportunidades de formação pessoal e profissional para seus/suas participantes. Como objetivos específicos, essa pesquisa visou atualizar e comparar as informações obtidas por Afonso (2014) sobre a caracterização desse mesmo grupo, bem como compreender experiências prévias com a Ginástica dos/as membros do GGUnesp e investigar as suas percepções em relação às mudanças físicas e sociais a partir da participação nos encontros. Para tanto, foi realizada pesquisa exploratória, a partir de um questionário virtual hospedado na plataforma Google Forms, com questões abertas e fechadas. Foram convidados/as a participar da pesquisa membros do GGUnesp que estiveram ativos/as nos anos de 2021, 2022 e/ou 2023. Foram considerados critérios de inclusão para o convite ter participado do grupo por pelo menos um ano e ser maior de idade, assim como o critério de exclusão foi ter estado ausente em mais de 25% dos encontros do grupo no ano de sua participação. Os dados construídos pela pesquisa foram analisados através da Análise de Conteúdo. Ao final do estudo, foi verificado que há pertinência da participação em um grupo de GPT para a formação profissional e pessoal de estudantes, visando contribuir para as análises sobre grupos universitários de GPT no país.

Resumo (inglês)

Gymnastics for All (GPT) is an essentially non-competitive gymnastic practice, whose demonstrative purpose consists of choreographic compositions built collectively and collaboratively, based on the elements of Gymnastics. Its groups can be formed by participants with the most diverse characteristics and constructed in various contexts, including the university environment, which characterizes the Gymnastics Group Unesp (GGUnesp) of Unesp Rio Claro, the object of study of this work. GGUnesp began in 2011, under the coordination of professors Laurita Marconi Schiavon and Silvia Deustch; since then, it has brought together undergraduate, graduate students, and people from the external community to Unesp for GPT meetings. The general objective of this research was to investigate how participation in GGUnesp influences and/or provides opportunities for personal and professional development for its participants. As specific objectives, this research aimed to update and compare the information obtained by Afonso (2014) about the characterization of this same group, as well as to understand previous experiences with Gymnastics of GGUnesp members and investigate their perceptions regarding physical and social changes from participation in the meetings. To this end, exploratory research was conducted, using a virtual questionnaire hosted on the Google Forms platform, with open and closed questions. Members of GGUnesp who were active in the years 2021, 2022, and/or 2023 were invited to participate in the research. Inclusion criteria for the invitation were having participated in the group for at least one year and being of legal age, while the exclusion criterion was having been absent from more than 25% of the group’s meetings in the year of their participation. The data constructed by the research were analyzed through Content Analysis. At the end of the study, it was found that participation in a GPT group is relevant for the professional and personal development of students, aiming to contribute to the analyses of university GPT groups in the country.

Descrição

Palavras-chave

Ginástica, Extensão universitária, Formação profissional, Gymnastics, Universitary extension, Professional education

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação