Repository logo
 

Publication:
As relações dos estudantes com os saberes nas aulas de educação física no ensino médio: reflexões e ações mobilizadoras

dc.contributor.advisorFerreira, Lilian Aparecida [UNESP]
dc.contributor.authorCorrêa Júnior, Mario Celso
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-04-13T00:41:14Z
dc.date.available2021-04-13T00:41:14Z
dc.date.issued2021-02-22
dc.description.abstractAinda que as aulas de Educação Física despertem bastante o interesse dos estudantes, com o passar dos anos essa euforia vai sofrendo algum processo de comprometimento, pois ao chegarem ao Ensino Médio parecem expressar outras relações com este componente curricular, sobretudo, um maior afastamento das vivências e demais atividades proporcionadas pelas aulas. Com base nisso, o objetivo desta pesquisa foi: identificar e analisar as relações dos estudantes com os saberes da Educação Física no Ensino Médio que os conduzem a se afastarem das aulas, bem como as ações mobilizadoras na perspectiva de construir outras relações com essas aulas. A pesquisa de natureza qualitativa foi caracterizada pela pesquisa-ação. Os participantes do estudo foram 22 alunos, sendo 13 meninos e 9 meninas de uma 2ª série do ensino médio de uma escola da rede pública estadual de ensino de uma cidade do interior de São Paulo. Os dados foram obtidos por meio das seguintes técnicas: a) questionários com questões abertas e fechadas; b) entrevistas; c) rodas de conversa acerca do tema; d) diários de aula (feitos pelo professor/pesquisador). Vale ressaltar que o professor da turma também cumpriu o papel de pesquisador. Os resultados encontrados evidenciaram que mais da metade dos alunos não participavam das aulas de Educação Física, tendo como principal motivo o fato de não gostarem de esportes. As ações mobilizadoras realizadas se mostraram como uma potente possibilidade didático-pedagógica para os professores da área, uma vez que dos 11 alunos que estavam inicialmente em situação de distanciamento dos saberes da Educação Física, 9 conseguiram estabelecer novas relações e reverter tal situação.pt
dc.description.abstractAlthough Physical Education classes arouse a lot of interest from students, over the years this euphoria undergoes some commitment process, because when they reach high school they seem to express other relationships with this curricular component, above all, a greater distance from their experiences and other activities provided by the classes. Based on this, the objectives of this research were: to identify and analyze the relationships of students with the knowledge of Physical Education in High School that lead them to move away from classes, as well as the mobilizing actions in the perspective of building other relationships with these classes. Qualitative research was characterized by action research. The study participants were 22 students, 13 boys and 9 girls from a 2nd grade of high school at a state public school in a city in the interior of São Paulo. Data were collected using the following techniques: a) questionnaires with open and closed questions; b) interviews; c) conversation circles on the topic; d) class diaries (made by the teacher / researcher). It is worth mentioning that the class teacher also fulfilled the role of researcher. The results found showed that more than half of the students did not participate in Physical Education classes, having as their main reason the fact that they do not like sports. The mobilizing actions carried out proved to be a powerful didactic-pedagogical possibility for teachers in the area, since of the 11 students who were initially at a distance from the knowledge of Physical Education, 9 of them managed to establish new relationships and reverse this situation.en
dc.identifier.capes33004056091P0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/204343
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectRelaçõespt
dc.subjectSaberespt
dc.subjectMobilizaçãopt
dc.subjectEnsino Médiopt
dc.subjectEducação Físicapt
dc.subjectRelationsen
dc.subjectKnowledgeen
dc.subjectMobilizationen
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectPhysical educationen
dc.titleAs relações dos estudantes com os saberes nas aulas de educação física no ensino médio: reflexões e ações mobilizadoraspt
dc.title.alternativeThe relations of students with knowledge in physical education classes in high school: reflections and mobilizing actionsen
dc.title.alternativeThe relations of students with knowledge in physical education classes in high school: reflections and mobilizing actionses
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramDocência para a Educação Básica - FCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino na educação brasileirapt
unesp.researchAreaConceitos Específicos para o Ensino e suas Metodologiaspt

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
correajunior_mc_me_bauru.pdf
Size:
1.88 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:

License bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
license.txt
Size:
3.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: