Logo do repositório
 

Um olhar sobre a propaganda no livro didático em aulas de Língua Portuguesa no ensino médio

dc.contributor.advisorCamargo, Marilena Aparecida Jorge Guedes de [UNESP]
dc.contributor.authorChaves, Silvana Aparecida Pinter [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:27:53Z
dc.date.available2014-06-11T19:27:53Z
dc.date.issued2007-06-26
dc.description.abstractEsta pesquisa foi realizada com o objetivo de observar as propagandas como aparecem no livro didático e de que maneira as professoras de segunda e terceira séries de língua portuguesa no ensino médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (CAP-COLUNI-UFV), estão trabalhando esse gênero textual em suas aulas. As propagandas no livro didático podem possibilitar novos olhares, pois os recursos peculiares ao seu universo discursivo (texto-imagem) estão ligados a outros contextos (discurso político, histórico, cultural, ideológico, de conscientização ambiental entre outros). Esta investigação deu-se por meio de entrevistas semi-estruturadas, bem como de observações e relato das aulas. Imagens de propagandas e a leitura de textos no ensino médio, em língua portuguesa, têm por desafio o saber cultural e subjetivo do aluno e possivelmente apontam para uma nova característica discursiva desse gênero textual.pt
dc.description.abstractThis research was carried through with the objective to observe the propagandas as they appear in the didactic book and how the Portuguese teachers of second and third grades in average education of the College of Application of Viçosa Federal University (CAP-COLUNI/UFV), is working this literal sort in its lessons. The propagandas in the didactic book can make possible new looks, therefore the peculiar resources to its discursive universe (image-text) are linked to another contexts (politician's speech, description, cultures, ideological, ambient awareness among others). This inquiry was given by means of half-structuralized interviews, as well as of comments and reports of the lessons. Propagandas images and the reading of texts in average education, in Portuguese, have by its challenge cultural knowledge and subjective of the pupil and possibly point to a new discursive characteristic of this literal sort.en
dc.format.extent127 f. : il., fots.
dc.identifier.aleph000501125
dc.identifier.capes33004137064P2
dc.identifier.citationCHAVES, Silvana Aparecida Pinter. Um olhar sobre a propaganda no livro didático em aulas de Língua Portuguesa no ensino médio. 2007. 127 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2007.
dc.identifier.filechaves_sap_me_rcla.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/95750
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectLingua portuguesa - Estudo e ensinopt
dc.subjectLivros didaticospt
dc.subjectEnsino médiopt
dc.subjectPropagandapt
dc.subjectGênero textualpt
dc.subjectDidactic booken
dc.titleUm olhar sobre a propaganda no livro didático em aulas de Língua Portuguesa no ensino médiopt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.graduateProgramEducação - IBpt
unesp.knowledgeAreaOrganizações educacionaispt
unesp.researchAreaCultura e subjetividade das organizações educacionaispt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
chaves_sap_me_rcla.pdf
Tamanho:
2.13 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format