Logotipo do repositório
 

Publicação:
Contando casos e criando histórias na EJA à luz do ensino de ciências

dc.contributor.advisorZanata, Eliana Marques [UNESP]
dc.contributor.authorMatos, Larissa de Oliveira de
dc.date.accessioned2024-04-29T14:30:11Z
dc.date.available2024-04-29T14:30:11Z
dc.date.issued2024-02-26
dc.description.abstractO tema da presente pesquisa versa sobre a prática de leitura em salas de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos (EJA) como meio de promover o ensino de ciências. Tem por objetivo desenvolver e avaliar a eficácia de um material paradidático de ciências, intitulado “De onde vem a força” no formato de livro literário, voltado para essa modalidade de ensino. São participantes 13 alunos do 1º ao 5º termo correspondentes aos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas versando sobre a motivação dos educandos em frequentar as aulas e qual era a área de conhecimento de maior interesse. Com base nos dados coletados foi desenvolvido como produto educacional um livro paradidático contendo. O livro paradidático contendo 50 páginas, ilustrado por meio de IA e com texto de autoria da pesquisadora foi o produto dos resultados alcançados. Após a elaboração e aplicação do livro, as respostas das entrevistas foram analisadas e os resultados apontaram que a exposição do material recebeu uma resposta favorável, com os estudantes mostrando afinidade com os personagens e enredo, demonstrando interesse em ler o texto apresentado e compreendendo os temas relacionados à geração de energia elétrica.pt
dc.description.abstractThe theme of this research deals with the practice of reading in literacy classrooms in Youth and Adult Education (EJA) as a means of promoting science teaching. Its objective is to develop and evaluate the effectiveness of science para-teaching material, in the format of a literary book, aimed at this teaching modality. The participants are students from the 1st to the 5th term corresponding to the initial years of Elementary School in a city in the interior of the state of São Paulo. Semi-structured interviews were used as data collection instruments. Based on the data collected, a textbook was developed as an educational product. The paradidactic book entitled “Where does strength come from” was the product of the results achieved.en
dc.identifier.citationMATOS, Larissa de Oliveira de. Contando casos e criando histórias na EJA à luz do ensino de ciências. Orientador: Eliana Marques Zanata. 2024. 72 f. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/255374
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt
dc.subjectEnsino de ciênciaspt
dc.subjectPrática de leiturapt
dc.subjectReading practiceen
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectYouth and Adult Educationen
dc.titleContando casos e criando histórias na EJA à luz do ensino de ciências
dc.title.alternativeTelling cases and creating stories in the education of young people and adults through science teachingen
dc.title.alternativeContar casos y crear historias en la educación de jóvenes y adultos a través de la enseñanza de las cienciases
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargoOnline
unesp.examinationboard.typeBanca pública
unesp.graduateProgramDocência para Educação Básica - FC 33004056091P0
unesp.knowledgeAreaEnsino
unesp.researchAreaConceitos específicos para o Ensino e suas metodologias

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
matos_lo_me_bauru.pdf
Tamanho:
1.51 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: