Logo do repositório
 

O livro de Alzira

dc.contributor.authorMortatti, Maria do Rosário Longo [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-02-24T13:57:44Z
dc.date.available2015-02-24T13:57:44Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractAiming it contribute to discussions on teaching and learning of reading and writing, is presented, in the form of critical review, the analysis of textual configuration of the book Será que fui eu?, by Alzira Silveria. This analysis was developed based on the assumption that reading and producing written texts are specifically human activities whose function and importance beyond the boundaries of the school and change ways of thinking, feeling, will and act, promoting qualitative changes in process of human development and providing active participation in the public world of written culture, and therefore in society and history. This is the main “life lesson” that the author of the book teaches all interested in the subject, especially to school teachers responsible for teaching reading and writing, which can only be successful if and when they understand themselves as historical and social people who, also experience reading and producing written texts, not only as necessary acturties for their teaching performance, but rather as essential activities for human development, of people who are author of their own speech frow and about their life and history.en
dc.description.abstractCom o objetivo de contribuir para as discussões sobre o ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, apresenta-se, sob a forma de resenha crítica, a análise da configuração textual do livro Será que fui eu?, de Alzira Silvéria. Essa análise foi desenvolvida com base na hipótese segundo a qual ler e produzir textos escritos são atividades especificamente humanas cujas função e importância extrapolam os limites da escola e cujo aprendizado modifica modos de pensar, sentir, querer e agir dos sujeitos que aprendem a ler e a escrever, promovendo mudanças qualitativas em seu processo de formação humana e propiciando sua participação ativa no mundo público da cultura escrita e, portanto, na sociedade e na história. Essa é a principal “lição de vida” que a autora do livro ensina a todos os interessados no assunto, em especial aos professores responsáveis pelo ensino escolar da leitura e da escrita, os quais somente podem ser bem-sucedidos, se e quando compreendem a si mesmos como sujeitos históricos e sociais, que também vivenciam a leitura e a produção de textos escritos, não somente como atividades necessárias para sua atuação docente, mas sobretudo como atividades essenciais para a humana formação de sujeitos-autores do discurso de e sobre sua vida e de sua história.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, RUA HIGYNO MUZZI FILHO, 737, CIDADE UNIVERSITÁRIA, CEP 17525-900, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, RUA HIGYNO MUZZI FILHO, 737, CIDADE UNIVERSITÁRIA, CEP 17525-900, SP, Brasil
dc.format.extent55-73
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.5902/198464445864
dc.identifier.citationEducação, v. 38, n. 1, p. 55-73, 2013.
dc.identifier.doi10.5902/198464445864
dc.identifier.fileISSN19846444-2013-38-01-55-73.pdf
dc.identifier.issn1984-6444
dc.identifier.lattes7159018256371571
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/115069
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofEducação
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectmemóriaspt
dc.subjectletramentopt
dc.subjectalfabetizaçãopt
dc.subjectensino de leitura e escritapt
dc.titleO livro de Alzirapt
dc.title.alternativeAlzira’s booken
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes7159018256371571
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentDidática - FFCpt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN19846444-2013-38-01-55-73.pdf
Tamanho:
103.69 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format