Logo do repositório
 

Contando uma história: ficcionando uma dissertação sobre a relação entre professor e aluno

dc.contributor.advisorLins, Romulo Campos [UNESP]
dc.contributor.authorPaulo, João Pedro Antunes de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-01-25T15:48:39Z
dc.date.available2016-01-25T15:48:39Z
dc.date.issued2016-01-14
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é fazer uma Leitura da relação entre professor e aluno a partir das falas de alunos de um curso de Licenciatura em Matemática, a fim de constituir legitimidades que possibilitem ao pesquisador dizer sobre a influência daquela relação na prática docente daqueles alunos. Para atingir este objetivo foram mobilizados como referencial teórico o Modelo dos Campos Semânticos, a escrita em narrativa e a ficção. Apresentando a sua história no decorrer do curso de mestrado o pesquisador tece considerações sobre: a relação entre professor e aluno como uma construção social; o fazer pesquisa como uma prática de descentramento; e, as possibilidades da ficção como uma perspectiva de teorização em Educação Matemática.pt
dc.description.abstractThe purpose of this research is produce a 'Read' of the teacher-student interaction from speech of students of mathematics teacher education courses. This 'Read' aims constitute legitimacy that make possible the researcher speak about influence of this interaction in the teaching practice of those students. To achieve this goal it was mobilized the theoretical foundations of the Model of Semantic Fields, the writing in narrative and the fiction. Presenting a story of your history in the master degree, the researcher weaves considerations about: the teacher-student interaction as a social construction; research like a 'descentramento' pratice (critical awareness about myself and my certainties); and the possibilities of fiction like a perspective of teorization in Mathematics Education.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.identifier.aleph000864339
dc.identifier.capes33004137031P7
dc.identifier.lattes5779705454307719
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/132930
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectModelo dos Campos Semânticospt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectFicçãopt
dc.subjectNarrativapt
dc.subjectModel of Semantic Fieldsen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectFictionen
dc.subjectNarrativeen
dc.titleContando uma história: ficcionando uma dissertação sobre a relação entre professor e alunopt
dc.title.alternativeNarrating a story: make a master's thesis about teacher-student interactionen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes5779705454307719
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramEducação Matemática - IGCEpt
unesp.knowledgeAreaEnsino e aprendizagem da matemática e seus fundamentos filosófico-científicospt
unesp.researchAreaFormação Pré-serviço e Continuada do Professor de Matemáticapt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
paulo_jpa_me_rcla.pdf
Tamanho:
3.12 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.99 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: