Logotipo do repositório
 

Publicação:
O estágio em perspectiva semiótica: uma experiência mediada por imagens em um curso de licenciatura em educação física

dc.contributor.authorMendes, Diego De Sousa
dc.contributor.authorBetti, Mauro [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São João del-Rei
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-07-14T10:46:16Z
dc.date.available2021-07-14T10:46:16Z
dc.date.issued2018-07-26
dc.description.abstractThis study investigated the consequences that arose from the implementation of a supervised internship based on Charles S. Peirce’s assumptions of semiotics. Using an action research methodology with a supervised internship class in the Department of Physical Education at the Federal University of São João del-Rei (UFSJ), we emphasize a pedagogical approach that privileges communication - the production and socialization of photographic images and videos produced by the participants - as a way to strengthen formative experiences during the internships. The data analysis showed that the process of exploring the photographic and audiovisual images as mediums to express collective reflection and research impetus on pedagogical practices, impacted the study participants’ teaching conduct, making the internship experience more meaningful and enhancing dialogues and discussions between study participants.en
dc.description.abstractEl estudio investigó cuáles consecuencias resultaron del establecimiento del pasantía supervisada a partir de las presuposiciones de la semiótica de Charles S. Peirce. Utilizando la metodología de investigación-acción, realizada con un grupo de pasantía supervisada en educación física, de la Universidad Federal de Sao João del-Rei (UFSJ), enfatizamos en un enfoque pedagógico que favorece la comunicación, la producción y la socialización de las imágenes fotográficas y videos producidos por los participantes, como un medio para mejorar la formación en las capacitaciones. El análisis de los datos mostró que el proceso de explorar las imágenes fotográficas y las audiovisuales como medio detonadores de la reflexión colectiva y el impulso de investigación sobre las prácticas pedagógicas ha impactado en la conducta docente de los participantes, haciendo la experiencia en la pasantía más significativa en potenciar los diálogos y las discusiones entre los participantes.es
dc.description.abstractO estudo investigou quais repercussões decorreram da constituição do estágio supervisionado a partir de pressupostos da semiótica de Charles S. Peirce. Na dinâmica de uma pesquisa-ação, realizada com uma turma de estágio supervisionado em educação física, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), enfatizamos um enfoque pedagógico que privilegiou a comunicação, o uso da produção e da socialização de imagens fotográficas e de vídeos produzidos pelos participantes do estudo, como meios de potencializar a experiência formativa nos estágios. A análise dos dados demonstrou que o processo de explorar as imagens fotográficas e o audiovisual como meios detonadores de reflexão coletiva e do ímpeto de investigação sobre as práticas pedagógicas impactou a conduta docente dos participantes do estudo, tornando a experiência de estágio mais significativa em potencializar os diálogos e as reflexões que envolvem os participantes do estudo.pt
dc.description.affiliationUniversidade Federal de São João del-Rei
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
dc.format.extent-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782018230041
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Educação. ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, v. 23, p. -, 2018.
dc.identifier.doi10.1590/S1413-24782018230041
dc.identifier.fileS1413-24782018000100233.pdf
dc.identifier.issn1413-2478
dc.identifier.issn1809-449X
dc.identifier.scieloS1413-24782018000100233
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/212858
dc.language.isopor
dc.publisherANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Educação
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectsupervised internship in physical educationen
dc.subjectsemioticsen
dc.subjectdigital information and communication technologies (TDIC)en
dc.subjectestágio supervisionado em educação físicapt
dc.subjectsemióticapt
dc.subjecttecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC)pt
dc.titleO estágio em perspectiva semiótica: uma experiência mediada por imagens em um curso de licenciatura em educação físicapt
dc.title.alternativeINTERNSHIPS FROM A SEMIOTIC PERSPECTIVE: AN EXPERIENCE MEDIATED THROUGH IMAGES IN A IN PHYSICAL EDUCATION TEACHING COURSEen
dc.title.alternativeLA PASANTÍA EN PERSPECTIVA SEMIÓTICA: UNA EXPERIENCIA MEDIADA POR IMÁGENES EN UN CURSO DE LICENCIATURA EN EDUCACIÓN FÍSICAes
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.departmentEducação Física - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1413-24782018000100233.pdf
Tamanho:
1.29 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format