Publicação: Pró-letramento matemática: um programa de formação continuada de professores do Brasil
dc.contributor.author | Moraes, Mara Sueli Simão [UNESP] | |
dc.contributor.author | Alonso-Sahm, Élen Patrícia | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-03-02T13:03:37Z | |
dc.date.available | 2016-03-02T13:03:37Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | O presente artigo apresenta as contribuições do programa Pró-Letramento em Matemática para um grupo de professores cursistas. Sob diferentes orientações, pelo viés do professor reflexivo e por meio do estudo de caso, foram estabelecidas três categorias de análise. Dos resultados, obtidos pela análise de dois questionários aplicados à 18 professores cursistas e de dois relatórios das professoras tutoras desse grupo, foi possível concluir que o curso foi importante pela retomada de conteúdos matemáticos, por abordar questões pertinentes ao trabalho em sala de aula, discutindo-as entre os pares e proporcionando alterações na prática pedagógica. Além disso, os professores cursistas consideraram que a participação de professores no programa Pró-Letramento em Matemática pode ser um dos motivos para a melhora no desempenho dos alunos na Prova Brasil, avaliação em larga escala para a Educação Básica. Esse programa, parceria do MEC-Ministério de Educação do Brasil com as Universidades parceiras e Sistemas de Ensino, aconteceu de 2005 a 2013. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Edmundo Coube, s/n, Vargem Limpa, CEP 17033360, SP, Brasil | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Edmundo Coube, s/n, Vargem Limpa, CEP 17033360, SP, Brasil | |
dc.format.extent | 27-34 | |
dc.identifier | http://marasuelisimaomoraes.cgpublisher.com/product/pub.310/prod.9 | |
dc.identifier.citation | Revista Internacional de Aprendizaje en Ciencia, Matematicas y Tecnologia, v. 1, n. 1, p. 27-34, 2014. | |
dc.identifier.issn | 2255-453X | |
dc.identifier.lattes | 5585127619289839 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0002-6117-7315 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/135631 | |
dc.language.iso | por | |
dc.relation.ispartof | Revista Internacional de Aprendizaje en Ciencia, Matematicas y Tecnologia | |
dc.rights.accessRights | Acesso restrito | |
dc.source | Currículo Lattes | |
dc.subject | Pró-letramento em matemática | pt |
dc.subject | Prova Brasil | pt |
dc.subject | Formação continuada de professores | pt |
dc.title | Pró-letramento matemática: um programa de formação continuada de professores do Brasil | pt |
dc.type | Artigo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 5585127619289839 | |
unesp.author.orcid | 0000-0002-6117-7315[1] | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Bauru | pt |
unesp.department | Matemática - FC | pt |