Publicação:
Pró-letramento matemática: um programa de formação continuada de professores do Brasil

dc.contributor.authorMoraes, Mara Sueli Simão [UNESP]
dc.contributor.authorAlonso-Sahm, Élen Patrícia
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-03-02T13:03:37Z
dc.date.available2016-03-02T13:03:37Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractO presente artigo apresenta as contribuições do programa Pró-Letramento em Matemática para um grupo de professores cursistas. Sob diferentes orientações, pelo viés do professor reflexivo e por meio do estudo de caso, foram estabelecidas três categorias de análise. Dos resultados, obtidos pela análise de dois questionários aplicados à 18 professores cursistas e de dois relatórios das professoras tutoras desse grupo, foi possível concluir que o curso foi importante pela retomada de conteúdos matemáticos, por abordar questões pertinentes ao trabalho em sala de aula, discutindo-as entre os pares e proporcionando alterações na prática pedagógica. Além disso, os professores cursistas consideraram que a participação de professores no programa Pró-Letramento em Matemática pode ser um dos motivos para a melhora no desempenho dos alunos na Prova Brasil, avaliação em larga escala para a Educação Básica. Esse programa, parceria do MEC-Ministério de Educação do Brasil com as Universidades parceiras e Sistemas de Ensino, aconteceu de 2005 a 2013.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Edmundo Coube, s/n, Vargem Limpa, CEP 17033360, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Edmundo Coube, s/n, Vargem Limpa, CEP 17033360, SP, Brasil
dc.format.extent27-34
dc.identifierhttp://marasuelisimaomoraes.cgpublisher.com/product/pub.310/prod.9
dc.identifier.citationRevista Internacional de Aprendizaje en Ciencia, Matematicas y Tecnologia, v. 1, n. 1, p. 27-34, 2014.
dc.identifier.issn2255-453X
dc.identifier.lattes5585127619289839
dc.identifier.orcid0000-0002-6117-7315
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/135631
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofRevista Internacional de Aprendizaje en Ciencia, Matematicas y Tecnologia
dc.rights.accessRightsAcesso restrito
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectPró-letramento em matemáticapt
dc.subjectProva Brasilpt
dc.subjectFormação continuada de professorespt
dc.titlePró-letramento matemática: um programa de formação continuada de professores do Brasilpt
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes5585127619289839
unesp.author.orcid0000-0002-6117-7315[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.departmentMatemática - FCpt

Arquivos