Logotipo do repositório
 

Publicação:
Geometria dinâmica na sala de aula: o desenvolvimento do futuro professor de matemática diante da imprevisibilidade

dc.contributor.authorSilva, Guilherme Henrique Gomes Da
dc.contributor.authorPenteado, Miriam Godoy [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de Alfenas
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-07-14T10:48:14Z
dc.date.available2021-07-14T10:48:14Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractThis paper presents the result of a research aiming to analyze how a study group, of prospective mathematics teachers, used dynamic geometry software in planning activities for a teaching practice. Before practicing with students, the group read and discussed papers from journals, explored Geogebra, dynamic geometry software, and planned a workshop to be held with students at high school level. A special highlight is given to the unpredictability which occurs in a ICT-based environment, and how this establishes a risk zone. Thus there are both technical and mathematical content related risks. The results show that a collective theoretical study was essential for the prospective teachers not to be paralyzed when facing unpredictability. Episodes are discussed illustrating how a risk zone can turn into a fruitful learning environment. The group provides conditions for reflecting and facing the unpredictability of a computer-based environment, stimulating professional development.en
dc.description.abstractEste artigo é baseado em resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar como futuros professores de matemática, vinculados a um grupo de estudos, se apropriaram de um software de geometria dinâmica, de forma a inseri-lo em atividades de ensino. O grupo se reuniu para ler e discutir artigos científicos, explorar um software e elaborar uma oficina para alunos do Ensino Médio. Aqui são discutidas reflexões do grupo sobre os imprevistos que podem ocorrer quando o professor atua num ambiente de aprendizagem baseado em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). São apresentados episódios que ilustram como uma zona de risco pode se constituir numa zona de possibilidades para aprendizagem da docência. O grupo fornece estímulo e condições para se refletir e enfrentar os imprevistos decorrentes de um ambiente computacional, o que impulsiona o movimento para o desenvolvimento profissional.pt
dc.description.affiliationUniversidade Federal de Alfenas, Instituto de Ciências Exatas
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.format.extent279-292
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132013000200004
dc.identifier.citationCiência & Educação (Bauru). Bauru, SP, Brazil: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 19, n. 2, p. 279-292, 2013.
dc.identifier.doi10.1590/S1516-73132013000200004
dc.identifier.fileS1516-73132013000200004.pdf
dc.identifier.issn1516-7313
dc.identifier.issn1980-850X
dc.identifier.scieloS1516-73132013000200004
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/212992
dc.language.isopor
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectMathematics teachingen
dc.subjectDynamic geometryen
dc.subjectInformation technology and communicationen
dc.subjectICTen
dc.subjectEnsino Médiopt
dc.subjectEnsino de matemáticapt
dc.subjectGeometria dinâmicapt
dc.subjectTecnologia da informação e comunicaçãopt
dc.subjectTICpt
dc.titleGeometria dinâmica na sala de aula: o desenvolvimento do futuro professor de matemática diante da imprevisibilidadept
dc.title.alternativeDynamic geometry in the classroom: the development of prospective teachers in the face of unpredictabilityen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.departmentMatemática - IGCEpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1516-73132013000200004.pdf
Tamanho:
303.31 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format