Publicação: Geometria dinâmica na sala de aula: o desenvolvimento do futuro professor de matemática diante da imprevisibilidade
dc.contributor.author | Silva, Guilherme Henrique Gomes Da | |
dc.contributor.author | Penteado, Miriam Godoy [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Federal de Alfenas | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2021-07-14T10:48:14Z | |
dc.date.available | 2021-07-14T10:48:14Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | This paper presents the result of a research aiming to analyze how a study group, of prospective mathematics teachers, used dynamic geometry software in planning activities for a teaching practice. Before practicing with students, the group read and discussed papers from journals, explored Geogebra, dynamic geometry software, and planned a workshop to be held with students at high school level. A special highlight is given to the unpredictability which occurs in a ICT-based environment, and how this establishes a risk zone. Thus there are both technical and mathematical content related risks. The results show that a collective theoretical study was essential for the prospective teachers not to be paralyzed when facing unpredictability. Episodes are discussed illustrating how a risk zone can turn into a fruitful learning environment. The group provides conditions for reflecting and facing the unpredictability of a computer-based environment, stimulating professional development. | en |
dc.description.abstract | Este artigo é baseado em resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar como futuros professores de matemática, vinculados a um grupo de estudos, se apropriaram de um software de geometria dinâmica, de forma a inseri-lo em atividades de ensino. O grupo se reuniu para ler e discutir artigos científicos, explorar um software e elaborar uma oficina para alunos do Ensino Médio. Aqui são discutidas reflexões do grupo sobre os imprevistos que podem ocorrer quando o professor atua num ambiente de aprendizagem baseado em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). São apresentados episódios que ilustram como uma zona de risco pode se constituir numa zona de possibilidades para aprendizagem da docência. O grupo fornece estímulo e condições para se refletir e enfrentar os imprevistos decorrentes de um ambiente computacional, o que impulsiona o movimento para o desenvolvimento profissional. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Federal de Alfenas, Instituto de Ciências Exatas | |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas | |
dc.format.extent | 279-292 | |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132013000200004 | |
dc.identifier.citation | Ciência & Educação (Bauru). Bauru, SP, Brazil: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 19, n. 2, p. 279-292, 2013. | |
dc.identifier.doi | 10.1590/S1516-73132013000200004 | |
dc.identifier.file | S1516-73132013000200004.pdf | |
dc.identifier.issn | 1516-7313 | |
dc.identifier.issn | 1980-850X | |
dc.identifier.scielo | S1516-73132013000200004 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/212992 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. | |
dc.relation.ispartof | Ciência & Educação (Bauru) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | SciELO | |
dc.subject | High school | en |
dc.subject | Mathematics teaching | en |
dc.subject | Dynamic geometry | en |
dc.subject | Information technology and communication | en |
dc.subject | ICT | en |
dc.subject | Ensino Médio | pt |
dc.subject | Ensino de matemática | pt |
dc.subject | Geometria dinâmica | pt |
dc.subject | Tecnologia da informação e comunicação | pt |
dc.subject | TIC | pt |
dc.title | Geometria dinâmica na sala de aula: o desenvolvimento do futuro professor de matemática diante da imprevisibilidade | pt |
dc.title.alternative | Dynamic geometry in the classroom: the development of prospective teachers in the face of unpredictability | en |
dc.type | Artigo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro | pt |
unesp.department | Matemática - IGCE | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- S1516-73132013000200004.pdf
- Tamanho:
- 303.31 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format