Publicação: Estratégias de ensino e a participação nas aulas de educação física: o que pensam alunos do ensino médio de uma escola técnica paulista?
dc.contributor.author | Nunes, Ana Estela [UNESP] | |
dc.contributor.author | Iaochite, Roberto Tadeu [UNESP] | |
dc.contributor.author | Costa Filho, Roraima Alves da [UNESP] | |
dc.contributor.author | Parente, Thomás Augusto [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T12:59:45Z | |
dc.date.available | 2016-07-19T12:59:45Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | Ao se pensar no papel da disciplina de Educação Física na escola, independente do ano ou nível, é fundamental a busca constante por meios de proporcionar ao aluno uma experiência corporal autêntica, independentemente do conteúdo que for abordar na aula de modo que os alunos conheçam, participem, apreciem e desenvolvam o prazer de se movimentar, inclusive para além dos anos escolares. Embora um conjunto de estudos sobre a Educação Física escolar para esse nível de ensino esteja sendo produzido pelos pesquisadores da área, ainda é incipiente estudos que tratam das estratégias de ensino e do impacto causado no processo de aprendizagem dos alunos. Tendo como pressuposto a necessidade de se refletir sobre possibilidades de favorecer a participação ativa dos alunos do Ensino Médio, esta pesquisa de caráter qualitativa tem por objetivo identificar e descrever o que pensam os alunos sobre as estratégias de ensino que poderiam ser utilizadas nas aulas de Educação Física para o Ensino Médio. Participaram do estudo 30 adolescentes, sendo 19 alunas (63%) e 11 alunos (37%), com faixa etária entre 14 e 17 anos. Para realização desse estudo utilizamos de técnicas de análise do conteúdo para analisar as respostas de um questionário relativo à participação discente e as estratégias de ensino nas aulas de Educação Física. Os resultados revelam que o envolvimento dos alunos na elaboração das atividades a serem desenvolvidas nas aulas é uma estratégia a qual os professores devem lançar mão para promover a participação dos alunos nas aulas de Educação Física escolar. Observamos ainda algumas diferenças entre os fatores que influenciam a participação dos estudantes ingressantes e Concluintes do ensino Médio. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, Brasil | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBRC), Departamento de Educação, Rio Claro, SP, Brasil | |
dc.format.extent | 2278-2289 | |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2278-2289 | |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-2278-2289.pdf | |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | |
dc.identifier.lattes | 3391637982920868 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0003-1476-6253 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141618 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Educação física escolar | pt |
dc.subject | Estratégias de ensino | pt |
dc.subject | Ensino médio | pt |
dc.title | Estratégias de ensino e a participação nas aulas de educação física: o que pensam alunos do ensino médio de uma escola técnica paulista? | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 3391637982920868[2] | |
unesp.author.orcid | 0000-0003-1476-6253[2] | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.department | Educação - IB | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- ISSN2357-7819-2014-2278-2289.pdf
- Tamanho:
- 584.3 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format