Publicação:
Resultados das intervenções educativas em farmacovigilância: uma revisão sistemática

dc.contributor.advisorMastroianni, Patricia de Carvalho [UNESP]
dc.contributor.advisorVarallo, Fabiana Rossi [UNESP]
dc.contributor.authorPagotto, Caroline [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-03-23T15:26:21Z
dc.date.available2015-03-23T15:26:21Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractA notificação espontânea por profissionais da saúde é o principal método de avaliação do risco/benefício da utilização de medicamentos, pois permite a análise da frequência, gravidade e expectativa dos eventos adversos a medicamentos (EAMs). No entanto, a principal limitação deste método é a subnotificação dos casos, causando grandes impactos na saúde pública, tais como gastos desnecessários para as instituições e diminuição da segurança do paciente. A fim de identificar técnicas de intervenção educativa efetivas no incentivo à notificação espontânea por profissionais da saúde nos diferentes níveis de atenção, realizou-se revisão sistemática nas bases de dados PUBMED, PAHO, LILACS e EMBASE no período de novembro de 2011 a janeiro de 2012, com posterior atualização em março de 2013, por meio da utilização de descritores científicos em farmacovigilância, buscando-se identificar estudos originais que avaliaram o impacto da intervenção educativa desenvolvida. Pela estratégia elaborada, foram identificados 101 artigos, dos quais 16 contemplaram os critérios de inclusão. A maioria dos estudos inclusos foram conduzidos na Europa (14), e a maioria das intervenções foi destinada ao nível terciário de atenção à saúde (11) e principalmente aos médicos (12). As técnicas efetivas de intervenção educativa identificadas foram multifacetadas, resultando no aumento do número absoluto, porcentagem ou taxa de notificação espontânea, além de melhorar a qualidade dos relatos de reações adversas a medicamentos (RAM): graves, inesperadas, relacionadas a medicamentos novos e com alta causalidade. Ademais, faz-se necessária educação permanente dos profissionais para maior adesão à farmacovigilância e contribuição para o gerenciamento de riscospt
dc.format.extent41 f
dc.identifier.aleph000744352
dc.identifier.citationPAGOTTO, Caroline. Resultados das intervenções educativas em farmacovigilância: uma revisão sistemática. 2013. 41 f. , 2013.
dc.identifier.file000744352.pdf
dc.identifier.lattes4160558780902988
dc.identifier.orcid0000-0001-8467-7278
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/120384
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectMedicamentos - Utilizaçãopt
dc.subjectFármacospt
dc.subjectCuidados primários de saúdept
dc.subjectAtenção farmacêuticapt
dc.subjectPessoal da saude publicapt
dc.subjectPharmacypt
dc.titleResultados das intervenções educativas em farmacovigilância: uma revisão sistemáticapt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes4160558780902988[1]
unesp.advisor.orcid0000-0001-8467-7278[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Araraquarapt
unesp.undergraduateFarmácia-Bioquímica - FCFARpt

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