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Publicação:
Das virtualidades do cuidado da infância em Rousseau ao seu pleno governo na arte pedagógica

dc.contributor.authorPagni, Pedro Ângelo [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-02-24T13:57:58Z
dc.date.available2015-02-24T13:57:58Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractThis article discusses the genesis and development of the relationship between art education and childhood. To address this issue, we highlight the virtualities of the care with childhood postulated by Rousseau and Kant, also in its genesis, as opposed to an extreme government or to the domain that has on it or from it, in its subsequent development in contemporary times. Discussed, in this way, how these virtues have been abandoned by the practices included by art pedagogical, in order to find a place for thought of Rousseau and think it in its actuality.en
dc.description.abstractEste artigo analisa a gênese e o desenvolvimento da relação entre a arte pedagógica e a infância. Ao abordar esse tema, procuramos salientar as virtualidades do cuidado com a infância postulada por Rousseau e, também, por Kant, em sua gênese moderna, em contraposição a um governo extremo ou ao domínio que se exerce sobre ela ou a partir dela, em seu desenvolvimento subsequente na contemporaneidade. Discutimos, dessa forma, o quanto essas virtualidades foram abandonadas pelas práticas compreendidas pela arte pedagógica, em vistas a encontrar um lugar para o pensamento de Rousseau e de pensa-lo na sua atualidade.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Administração e Supervisão Escolar, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marília, Av. Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525900, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Administração e Supervisão Escolar, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marília, Av. Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525900, SP, Brasil
dc.format.extent152-176
dc.identifierhttp://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/rfe/article/view/3196
dc.identifier.citationFilosofia e Educação, v. 4, n. 2, p. 152-176, 2012.
dc.identifier.fileISSN19849605-2012-04-02-152-176.pdf
dc.identifier.issn1984-9605
dc.identifier.lattes4107347396869362
dc.identifier.orcid0000-0001-7505-4896
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/115307
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofFilosofia e Educação
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectcuidado de sipt
dc.subjectgovernamentalidadept
dc.subjectJean-Jacques Rousseaupt
dc.titleDas virtualidades do cuidado da infância em Rousseau ao seu pleno governo na arte pedagógicapt
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4107347396869362
unesp.author.orcid0000-0001-7505-4896
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentAdministração e Supervisão Escolar - FFCpt

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