Logotipo do repositório
 

Publicação:
Vozes de professores: indícios de/para cursos de formação

dc.contributor.authorCavalcanti, Jauranice Rodrigues
dc.contributor.authorMendonça, Marina Célia [UNESP]
dc.contributor.authorBranquinho, LÍlian
dc.contributor.authorCardoso, Rosana
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade de Franca (UNIFRAN)
dc.date.accessioned2015-07-15T18:28:58Z
dc.date.available2015-07-15T18:28:58Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractIn this article we analyze discourses of teachers on the linguistic practices of their students and discourses of future teachers. We consider studies of Bakhtin on dialogism and ideology in the production of meanings. Results indicate the following conclusions: the student in the analyzed discourses is a bad speaker, a bad writer, a bad reader, the great villain of language and reading in school is the advent of new technologies and languages which introduce new practices that have not been accepted by the interviewees. In this discourses, we can notice ways that can be taken into consideration in new teacher’s formation courses.en
dc.description.abstractNeste artigo, analisamos discursos de professores sobre as práticas linguísticas de seus alunos e discursos de futuros professores. Partimos de estudos de Bakhtin sobre as vozes sociais em confronto e os valores ideológicos na produção de sentido. Resultados apontam para as seguintes conclusões: o aluno, nos discursos analisados, é mau falante, mau escritor, mau leitor; o grande vilão da linguagem e da leitura, na escola, é o advento de novas tecnologias e linguagens, que introduzem novas práticas ainda não aceitas pelos entrevistados. Nesses discursos, vislumbram-se caminhos a serem percorridos em novos cursos para formação de professores.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara-Jaú Km 1, Machados, CEP 14800901, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara-Jaú Km 1, Machados, CEP 14800901, SP, Brasil
dc.format.extent183-199
dc.identifierhttp://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8546
dc.identifier.citationSignum: Estudos da Linguagem, v. 2, n. 1, p. 183-199, 2011.
dc.identifier.doi10.5433/2237-4876.2011v14n2p183
dc.identifier.fileISSN2237-4876-2011-02-01-183-199.pdf
dc.identifier.issn2237-4876
dc.identifier.lattes0688738118968425
dc.identifier.lattes9059339636412895
dc.identifier.lattes0688738118968425
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/125354
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofSignum: Estudos da Linguagem
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectReadingen
dc.subjectWritingen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectDiscurso científicopt
dc.subjectDiscurso do senso comumpt
dc.subjectDiscurso sobre línguapt
dc.subjectEstudos bakhtinianospt
dc.titleVozes de professores: indícios de/para cursos de formaçãopt
dc.title.alternativeTeacher’s voices: signs by/for formation coursesen
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.author.lattes0688738118968425
unesp.author.lattes9059339636412895
unesp.author.lattes0688738118968425
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.departmentLinguística - FCLARpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2237-4876-2011-02-01-183-199.pdf
Tamanho:
141.95 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format