Logotipo do repositório
 

Publicação:
O estudo do sistema digestório no ensino fundamental: uma análise da construção de conceitos e da compreensão leitora

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Caldeira, Ana Maria de Andrade

Coorientador

Pós-graduação

Docência para a Educação Básica - FC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Esta dissertação, realizada em nível de mestrado profissional, no Programa Docência para Educação Básica, da UNESP de Bauru/SP, foi desenvolvida por meio de uma pesquisa qualitativa com ênfase na observação participativa de um grupo focal, em uma escola pública do município de Bauru. Teve como objetivo avaliar ações pedagógicas criadas para aprendizagem do Sistema Digestório-SD por meio da análise da construção de conceitos na apropriação do conteúdo e na compreensão da leitura nas aulas de Ciências, em um grupo específico de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, diagnosticados com dificuldades na aprendizagem. O processo da pesquisa foi delineado com base no referencial teórico desenvolvido por Vigotski (2007) (2009) sobre a psicologia da aprendizagem, especialmente no que tange ao desenvolvimento humano, ao pensamento e aos processos mentais necessários à construção de conceitos; e com base nas ideias de Solé (1998) acerca das estratégias de leitura e de Kleiman (1997) sobre as habilidades cognitivas de leitura. O percurso metodológico da pesquisa teve como aporte teórico Flick (2009). Alunos com dificuldades na aprendizagem de Ciências e na compreensão leitora geraram o grupo focal. Após análise dessas dificuldades, foi elaborada a metodologia didática visando à apropriação de conteúdos atinentes ao SD e à compreensão leitora nas aulas de Ciências. Na realização da metodologia didática, foram geradas as atividades, que subsidiaram a construção das categorias de análise, quais sejam: designação, localização, funcionamento do SD e integração. Os resultados da análise mostraram que a construção dos conceitos científicos em Ciências e a compreensão da leitura sobre o SD, por alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, são alcançados em um processo intenso de desenvolvimento do pensamento, através de um ensino intencional, sistematizado formalmente e organizado considerando-se as percepções do sujeito sobre o objeto de aprendizagem e mediado pelos signos. Conclui-se que, sem a utilização do objeto concreto e sem a apropriação das palavras, crianças de 9 a 10 anos de idade, nesse perfil de grupo, não constroem conceitos científicos específicos sobre o SD. A apropriação desses conteúdos requer o desenvolvimento de diferentes ações pedagógicas que favoreçam a evolução nas elaborações do pensamento infantil para construção de conceitos.

Resumo (inglês)

This dissertation, carried out at the professional master's level, in the Teaching Program for Basic Education, at UNESP in Bauru / SP, was developed through a qualitative research with emphasis on the participatory observation of a focus group, in a public school in the city of Bauru . It aimed to evaluate pedagogical actions created for learning the Digestive System-DS through the analysis of the construction of concepts in the appropriation of content and in reading comprehension in Science classes, in a specific group of 5th grade students, diagnosed with learning difficulties. The research process was designed based on the theoretical framework developed by Vigotski (2007) (2009) on the psychology of learning, especially with regard to human development, thinking and the mental processes necessary for the construction of concepts; and based on Solé (1998) ideas about reading strategies and Kleiman (1997) on cognitive reading skills. The methodological path of the research was based on Flick (2009). Students with difficulties in science learning and reading comprehension generated the focus group. After analyzing these difficulties, the didactic methodology was developed aiming at the appropriation of contents related to the DS and the reading comprehension in Science classes. In the realization of the didactic methodology, activities were generated, which subsidized the construction of the analysis categories, such as: designation, location, operation of the DS and integration. The results of the analysis showed that the construction of scientific concepts in Sciences and the comprehension of reading about the DS, by students of the early years of elementary school, are achieved in an intense process of development of thought, through an intentional teaching, formally systematized and organized considering the subject's perceptions about the learning object and mediated by signs. It is concluded that, without the use of the concrete object and without the appropriation of words, children from 9 to 10 years old, in this group profile, do not build specific scientific concepts about the DS. The appropriation of these contents requires the development of different pedagogical actions that facillitate the evolution in the elaborations of children's thinking for the construction of concepts.

Descrição

Palavras-chave

Ensino de Ciências, Construção de conceitos, Compreensão leitora, Science teaching, Concept building, Reading comprehension

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação