Logotipo do repositório
 

Publicação:
O ensino do jogo para compreensão e sua relação com o esporte na educação física escolar

dc.contributor.advisorFerreira, Lilian Aparecida [UNESP]
dc.contributor.authorDuarte, Laura da Costa
dc.date.accessioned2023-11-29T11:53:43Z
dc.date.available2023-11-29T11:53:43Z
dc.date.issued2023-11-13
dc.description.abstractObjetivou-se com este trabalho analisar um processo de ensino e de aprendizagem com a metodologia do Teaching Games for Understanding (TGfU) para o ensino dos esportes coletivos, especificamente Basquete e Futsal nas aulas de Educação Física escolar, desenvolvido por uma professora de Educação Física. Nessa ação analítica, estiveram presentes a identificação das relações da professora com o TGfU em suas aulas, bem como, o processo de aprendizagem dos alunos. O estudo se pautou pela abordagem qualitativa de pesquisa, circunscrita à orientação descritiva, envolvendo como participantes uma turma de 12 alunos do Ensino Fundamental anos finais de uma escola pública municipal de uma cidade do interior do estado de São Paulo e sua respectiva professora. Para a coleta dos dados foram realizadas: entrevista semiestruturada com a professora; aplicação de questionário aos alunos; produção de diário de campo por parte da pesquisadora. Os resultados mostraram que a professora usufruiu dos princípios e características da metodologia do TGfU no ensino dos esportes coletivos; enquanto os alunos se mostraram mais participativos nas aulas, desenvolveram uma consciência tática mais ampliada, demonstraram uma leitura de jogo mais apurada, ficaram mais atentos às resoluções dos problemas apresentados pelos jogos esportivos, manifestando uma conduta com características crítica, reflexiva e criativa perante as situações problemas apresentadas e as perguntas norteadoras. Vale ressaltar a necessidade de realização de mais estudos com tal metodologia na Educação Física escolar com esportes coletivos e individuais, a fim de apurar novas análises e enfoques que possam ampliar nossa compreensão sobre o tema.pt
dc.description.abstractThe aim of this study was to analyze a teaching and learning process using the Teaching Games for Understanding (TGfU) methodology to teach team sports, specifically basketball and futsal in school physical education classes, developed by a physical education teacher. This analytical action included identifying the teacher's relationship with TGfU in her classes, as well as the students' learning process. The study was based on a qualitative research approach, limited to a descriptive orientation, involving as participants a class of 12 elementary school students from the final years of a municipal public school in a city in the interior of the state of São Paulo and their respective teacher. Data collection included: a semi-structured interview with the teacher; a questionnaire for the students; and the production of a field diary by the researcher. The results showed that the teacher took advantage of the principles and characteristics of the TGfU methodology in teaching team sports; while the students were more participative in class, developed a broader tactical awareness, demonstrated a more accurate reading of the game, were more attentive to solving the problems presented by sports games, and showed a critical, reflective and creative attitude towards the problem situations presented and the guiding questions. It is worth highlighting the need for further studies using this methodology in school Physical Education with team and individual sports, in order to find new analyses and approaches that can broaden our understanding of the subject.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.citationDUARTE, Laura da Costa. O ensino do jogo para compreensão e relação com o esporte na educação fpisica escolar. Orientador: Lilian Aparecida Ferreira. 2023. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Unesp, Bauru, 2023.
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/251539
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectMetodologiapt
dc.subjectCompreensãopt
dc.subjectAlunopt
dc.subjectProfessorespt
dc.subjectTeachingen
dc.subjectMethodologyen
dc.subjectUnderstandingen
dc.subjectStudentsen
dc.subjectTeachersen
dc.titleO ensino do jogo para compreensão e sua relação com o esporte na educação física escolar
dc.title.alternativeTeaching the game for understanding and its relationship with sport in achool physical educationen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.examinationboard.typeBanca pública
unesp.undergraduateBauru - FC - Educação Física

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
duarte_lc_tcc_bauru.pdf
Tamanho:
12.25 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.43 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
duarte_lc_autorização_bauru.pdf
Tamanho:
208.62 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: